Barra do Ouro

Barraco é destruído por incêndio em região de conflito agrário; moradores estão assustados

Gleba Tauá tem sido palco de diversas disputas e conflitos agrários.

Por Redação 605
Comentários (0)

04/08/2022 16h16 - Atualizado há 1 ano
Fogo queimando a vegetação

Um incêndio queimou um barraco de palha e assustou moradores da comunidade Gleba Tauá, na zona rural do município de Barra do Ouro, norte do Tocantins.

As famílias acreditam que o incêndio foi intencional e criminoso, já que é uma prática recorrente nesse período do ano, quando roças pequenas de mandioca e casas são queimadas, além da vegetação.

Um morador da comunidade relatou à Comissão Pastoral da Terra que, por volta das 10h da manhã, focos de incêndio foram percebidos próximos à roça comunitária. Ele e outros moradores ficaram até as 17h tentando apagar o fogo, mas só conseguiram abrandar a situação.

A Gleba Tauá contém cerca de 80 famílias que esperam há muitos anos a criação de assentamento por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Vinte famílias de posseiros tradicionais também aguardam a regularização e titulação de suas posses.

“A Gleba Tauá tem sido palco de diversas disputas e conflitos agrários por bastante tempo, uma vez que trata-se de terra pública da União”, afirmou Felipe Eduardo Lopes Oliveira, da Comissão Pastoral da Terra.

Barraco queimado
Caso foi em Barra do Ouro
Incêndio pode ter sido intencional

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.