Brasil

Inscrições para Sisu, Prouni e Fies serão em fevereiro e março; fique atento ao cronograma

Com nota do Enem, o candidato pode estudar tanto em uma instituição pública quanto privada.

Por Brasil 61 518
Comentários (0)

04/02/2023 08h51 - Atualizado há 1 ano
Fique atento ao cronograma!

Os editais de abertura dos processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU).

O período de inscrição do Sisu começa no dia 16 de fevereiro e, para o Prouni, dia 28. A inscrição é gratuita e feita somente pela internet, no Portal Acesso Único.

Confira o cronograma: 

  • Sisu

Inscrições: 16 a 24 de fevereiro

Resultado: 28 de fevereiro

  • Prouni

Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março

Resultados:

- Primeira chamada: 7 a 16 de março
- Segunda chamada: 21 a 30 de março

  • Fies

Inscrições: 7 a 10 de março
Resultado: 14 de março

Com a nota do Enem, o candidato tem a possibilidade de estudar tanto em uma instituição pública quanto privada. O professor de Biologia do Colégio Elite, Gustavo Dias, explica quais são as diferenças entre os processos seletivos do Sisu e do Prouni.

"Os dois processos existem basicamente para selecionar alunos, sejam eles da rede pública de ensino ou privada, além de adultos que já terminaram a escola para entrar nas universidades federais. A diferença entre eles é que o Sisu é um processo seletivo que tem como pré-requisito a prova do Enem, ou seja, você pega a sua nota do Enem e se inscreve para entrar em uma universidade federal", explicou o professor. 

Além dessas datas, os estudantes que desejarem fazer o Enem este ano devem ficar atentos ao período de abertura do edital do processo seletivo. As inscrições estão previstas para abrir em 8 de maio e vão até o dia 19. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ainda que esse seja um momento esperado por muitos, no período de preparação acaba ficando cada vez mais difícil manter a tranquilidade. Por isso, o cofundador do Galt Vestibulares, Rubenilson Cerqueira, explica que é importante equilibrar os estudos ao descanso e viver um dia de cada vez. 

“No período da preparação, é muito importante visualizar a aprovação, essa é uma das coisas que para muitos pode ser tornar uma ansiedade, mas para a maioria acaba sendo um fator motivacional. Mas também lembrar que é um dia de cada vez e que terão dias que o candidato não vai se sentir produtivo, então tem que pensar que todo dia ele vai estar cumprindo um pouco dessa preparação. Isso faz com que ele não fique ansioso e chegue lá no final com um sentimento de que fez o seu máximo. Além disso, uma preparação não é feita somente de estudar, é importante que o candidato descanse, que ele tenha lazeres, reserve um tempo para fazer as coisas que ele gosta. Já é comprovado que não é somente conhecimento técnico, mas manter o equilíbrio entre disciplinas e o socioemocional,” afirma. 

Vale lembrar que o número de inscritos é muito maior que o número de vagas e, muitas vezes, é preciso tentar novamente. Para Rubenilson, o essencial na hora da preparação é adequar os estudos à sua realidade. 

“A primeira coisa para começar a preparação dos estudos é ler o edital. Depois é só organizar um cronograma para que o estudante consiga equilibrar tanto a sua vida profissional e pessoal com os estudos. Existem muitas técnicas de estudos e elas acabam se adequando à vida da pessoa. Mas o ponto de partida realmente é sentar e estudar,” explicou. 

Aos candidatos que desejam concorrer às vagas ainda este ano, basta seguir o cronograma e procedimentos explicados no edital.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.