Mobilidade urbana

Araguaína tem mais de 10 km de ciclovias em sete avenidas e moradores mudam estilo de vida

"Meu transporte principal é a bicicleta", disse o morador Kennedy Santos.

Por Redação 555
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05/04/2024 17h30 - Atualizado há 1 mês
Ciclovias facilitam a mobilidade urbana.

Notícias do Tocantins - Todos os dias, o atleta Kennedy Santos pedala pelas ruas de Araguaína. Além de treinar, ele também vai ao trabalho de bicicleta, uma forma que ele encontrou de manter o condicionamento físico para as competições. Segundo ele, a prática se tornou mais segura desde que a Prefeitura de Araguaína começou a investir na implantação de ciclovias.

Meu transporte principal é a bicicleta. Tenho outro, mas prefiro pedalar, pela saúde, agilidade e segurança. O trânsito na região central é um pouco mais lento e a bicicleta se torna mais viável do que um veículo automotor. Eu utilizo todas as ciclovias, principalmente a da Via Norte”, disse o ciclista.

Araguaína conta com sete vias adaptadas para os ciclistas, que somam mais de 10 km de ciclovias. Os locais também contam com asfalto Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e calçadas com acessibilidade. Os investimentos fazem parte das obras de infraestrutura no centro e nos bairros com recursos do Tesouro Municipal, emendas parlamentares e do Projeto Águas de Araguaína, com recursos do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

As nossas obras são feitas pensando no futuro e buscam sempre se adaptar ao desenvolvimento populacional e urbano. Dessa forma, tornamos os nossos espaços cada vez mais democráticos”, ressalta o secretário de Infraestrutura de Araguaína, Frederico Prado.

Onde tem ciclovias?
 
As ciclovias estão distribuídas nas avenidas: Marginal Neblina (1,26 km), Avenida Amazonas (2,36 km), Jardim dos Ipês (2 km), Via Norte (1,64 km), Morada do Sol e Ana Maria (1,41 km), e, por fim, no cartão postal da cidade, a Via Lago (1,7 km).

O estudante e atleta Kayke Glória se mudou para Araguaína em 2021 e, quando morava no estado do Mato Grosso, já era adepto do ciclismo. Na visão dele, a Capital Econômica do Tocantins é mais inclusiva do que sua cidade natal, Confresa(MT). “Lá não tinha faixas para nós, por isso as ciclovias de Araguaína facilitam muito a nossa rotina, principalmente no horário de pico, que ficaria mais perigoso pedalar”, contou Kayke.

Benefícios da ciclovia

Além de proporcionar mais segurança aos ciclistas, evitando acidentes de trânsito, o investimento em infraestrutura de mobilidade sustentável é inclusiva e incentiva o bem-estar da comunidade.

Quando pensamos em uma cidade do porte de Araguaína, que se desenvolve diariamente, precisamos lembrar que não é somente por condutores de veículos automotores que ela é formada, mas há os ciclistas. A bicicleta é um meio de transporte acessível para todos, sem distinção de classe social, que pode ser usada para ir ao trabalho ou escola, esporte e lazer por todos os moradores de diversas idades”, explica o coordenador Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) da CAF, Cid Forghieri.

Respeite os ciclistas

Os ciclistas ainda relataram sobre o quanto é prejudicial determinadas imprudências no trânsito, que podem parecer inofensivas, mas ameaçam o bem-estar de quem usa a bicicleta como meio de transporte. “Muitos ultrapassam muito perto da gente e alguns estacionam os seus veículos nas ciclovias o que dificulta muito a nossa circulação. É fundamental que todos façam a sua parte respeitando a sinalização”, pediu Kayke.

Você sabia?

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em ciclovias é uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, além de gerar 5 pontos na CNH. Já circulação de veículos automotores em ciclovias é tipificada como infração gravíssima, somando sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 880, 41.

Outro artigo previsto na legislação é a distância mínima lateral que os veículos devem manter dos ciclistas, de 1,5 metros. Caso não seja cumprida, a infração é média com multa no valor de R$ 130,16.

Atleta Kayke Glória utiliza a ciclovia para treinar.
Ciclista Kennedy Santos utiliza a ciclovia da Via Norte para fugir do trânsito da região central.
Circulação de veículos automotores em ciclovias é tipificada como infração gravíssima.

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