Atua em Araguaína

Gestor de hospitais, ISAC é o 2º da América Latina a obter certificação internacional em saúde

Modelo de avaliação de serviços de saúde é aplicado em mais de 40 países.

Por Redação
Comentários (0)

14/10/2022 17h30 - Atualizado há 1 ano
Apenas o ISAC e mais uma instituição do Brasil ganharam certificação

“Você é uma instituição de excelência internacional”, eis o título do e-mail recebido pela presidente do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), Evane Corbacho, na manhã desta sexta-feira, 14 de outubro. No anexo, a carta assinada pelo Comitê Internacional de Acreditação, confirmando que o instituto agora tem o selo Acreditado Diamond da Qmentum International.

A conquista levou o ISAC a ser a primeira organização de saúde do Norte e Nordeste do país, e a segunda da América Latina, a ser acreditada como excelência internacional em Rede de Atenção à Saúde.

Por mais de um ano, a Quality Global Alliance (QGA) monitorou e avaliou todo o funcionamento do ISAC em três estados: Tocantins, Alagoas e Goiás. Foram analisadas a governança corporativa, a prestação de serviço e todo o funcionamento da rede. E, na semana de 03 a 07 de outubro, a equipe de avaliadores da QGA visitou as unidades integrantes da rede para checar presencialmente o processo.

“Isso demonstra nossa capacidade técnica de implementar processos que atendem a requisitos internacionais de governança, boas práticas assistenciais e segurança do paciente em nossas unidades. É um momento de agradecer a cada colaborador que aceitou o desafio de garantir uma assistência de excelência, humanizada e segura. É uma enorme conquista, mas é apenas o começo. O desafio de manter a melhoria contínua dos nossos serviços permanece, pois entendemos que sempre há espaço para melhoria e desenvolvimento”, destacou Evane Corbacho, presidente do ISAC.

A Acreditação Qmentum Internacional

A certificação é um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em mais de 40 países, que assegura às organizações atenderem a requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

A metodologia QMentum International™ orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, sendo aplicada no Brasil pela QGA por meio da aliança com a Health Standards Organization (HSO).

A aliança QGA-HSO abre caminho para que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais/globais de excelência e inovação, com oportunidades únicas de troca de melhores práticas.

Para alcançar e manter esta importante conquista e estar presente neste grupo seleto, o time do ISAC se dedica há 11 anos implantando ações de melhoria e mudança da cultura organizacional.

De acordo com Melissa Morais, diretora técnica da Quality Global Alliance, “quando a gente certifica a rede e não a unidade especificamente, a gente certifica, além do cuidado prestado em cada unidade, a articulação desses serviços que compõem a rede e uma melhor utilização dos recursos financeiros e humanos dando melhor resultado ao paciente”.

Avaliação criteriosa

A metodologia QMentum International se diferencia pelo uso de ferramentas específicas de trabalho que permitem a avaliação e reestruturação também dos processos transversais à assistência.

As avaliações são realizadas por equipes de avaliadores experientes e que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente, inovador e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 40 países pelo mundo.

No Brasil, apenas duas organizações sociais de saúde receberam a acreditação: o ISAC, sendo o único do representante da região Norte e Nordeste, e a Missão Sal da Terra, de Uberlândia, em Minas Gerais, região Sudeste.

“Durante todo o período de acreditação, pudemos perceber um amadurecimento das equipes, aprimoramento dos nossos processos, alinhamento maior das lideranças com o desenvolvimento mais amplo do olhar em relação à rede e, consequentemente, uma assistência mais qualitativa, humanizada e segura. O selo chega como o reconhecimento de toda nossa dedicação para garantir um atendimento de excelência aos nossos beneficiários”, comemorou José Maria Sinimbu Filho, superintendente técnico do ISAC.

Rede integrada à gestão ISAC

Além do instituto, também foram acreditadas as seguintes unidades que fazem parte da gestão ISAC:

AME - Ambulatório Municipal de Araguaína

HMA - Hospital Municipal de Araguaína

UPA 24h Mansões Odisseia

UPA 24h Anatólio Dias Carneiro

UPA 24h Benedito Bentes

UPA 24h Trapiche da Barra

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.