Morre aos 88 anos

Joaquim Quinta deixa legado de obras importantes como aeroporto e Cônego João Lima

Autoridades políticas lamentaram o morte do ex-prefeito.

Por Redação 1.449
Comentários (0)

20/12/2021 10h00 - Atualizado há 2 anos
Ex-prefeito Joaquim de Lima Quinta, 88 anos

O ex-prefeito de Araguaína Joaquim de Lima Quinta faleceu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (20), deixando um legado de importantes obras construídas na cidade durante suas gestões, a exemplo da Avenida Cônego João Lima, a principal via do centro comercial.

Ele estava internado no Instituto do Rim de Goiânia (IRG) por causa de uma insuficiência respiratória.

Joaquim Quinta também foi o responsável pela construção da Avenida Santos Dumont, Mercado Municipal e Aeroporto de Araguaína.

“Visionário, seu primeiro mandato foi fundamental para o desenvolvimento e estruturação de Araguaína tendo realizado diversas obras”, destacou o ex-prefeito Ronaldo Dimas (Podemos).

TRAJETÓRIA POLÍTICA EM ARAGUAÍNA

Prefeito eleito de Araguaína, Quinta assumiu o cargo em 31 de janeiro de 1977 e ficou até 31 de janeiro de 1983. O seu mandato foi de seis anos, devido à prorrogação dos mandatos de prefeitos em todo o país, após uma emenda constitucional.

No período de 02 de abril a 25 de novembro de 1990, ele foi nomeado interventor do município. Eleito pela segunda vez, assumiu o cargo de prefeito em 1º de janeiro de 1996, mas foi afastado em 20 de março do mesmo ano, depois de outra intervenção estadual.

NOTAS DE PESAR

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento do ex- prefeito de Araguaína Joaquim de Lima Quinta, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 20.

Joaquim Quinta, como era conhecido, foi prefeito de Araguaína. Antes já havia sido deputado estadual de Goiás. Joaquim Quinta deixa um legado de homem público dedicado e que trabalhou muito pelo desenvolvimento e crescimento de Araguaína e toda a região.

Neste momento de luto e pesar, clamo para que o Espírito Santo de Deus conceda o conforto e consolo aos familiares, amigos que, certamente, sentem a partida de Joaquim de Lima Quinta.
 
Wanderlei Barbosa | Governador do Estado do Tocantins

______________________

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento de Joaquim de Lima Quinta, nesta segunda-feira, 20, aos 88 anos, em decorrência de uma insuficiência respiratória. Ele estava internado no Instituto do Rim de Goiânia desde o dia 11 de dezembro.

Joaquim Quinta foi prefeito da cidade de Araguaína no final da década de 70 e início da década de 90, atuando também em outros cargos, como o de deputado estadual. Marcou um importante avanço para a cidade de Araguaína, com a construção de obras como o Mercado Municipal e o Aeroporto de Araguaína. Ele é pai de 4 filhos e deixa 12 netos e 24 bisnetos

Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.

Wagner Rodrigues Barros | Prefeito de Araguaína

______________________

Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito de Araguaina Joaquim de Lima Quinta, aos 88 anos. Um homem sempre além do seu tempo, foi um grande gestor, sempre com pensamento empreendedor e ajudou muito Araguaína. Sua contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade foi marcante e projetou Araguaína para o futuro. Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de dor.

Marcus Marcelo  | Vice-prefeito de Araguaina

______________________

Lamento profundamente a passagem do senhor, Joaquim de Lima Quinta, nesta segunda-feira, 20 de dezembro. Conheço a história do nosso querido, Joaquim Quinta, antes mesmo da minha entrada na vida pública, e sempre o admirei por ser um homem íntegro, defensor da família e dos araguainenses. 

Joaquim Quinta teve um papel fundamental no desenvolvimento de Araguaína, quando assumiu a gestão municipal por dois mandatos, entre 1977 a 1982, e depois de 1993 a 1996, este último, período que culminou com os primeiros anos de criação do Estado, tendo Araguaína papel relevante na época. 

Joaquim Quinta deixa uma folha de serviços prestados ao Tocantins, e, em respeito à sua história e biografia, registro a minha solidariedade aos familiares, que em nome da filha, Norma Quinta, cumprimentos todos eles, bem como os demais amigos. Siga em paz, grande homem! Que Deus conceda o descanso merecido.

Respeitosamente,

Deputada Federal, Dulce Miranda

____________________________

É com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento de um dos grandes nomes da história de Araguaína. O ex-prefeito Joaquim de Lima Quinta faleceu nessa madrugada, 20/12, em Goiânia, aos 88 anos. Ele estava internado por causa de uma insuficiência respiratória. Joaquim Quinta deixa uma história rica com muita contribuição para o nosso estado. Foi prefeito de nossa cidade entre os anos de 1977 e 1982. Comandou ainda a prefeitura entre 1993 e 1996. Visionário, seu primeiro mandato foi fundamental para o desenvolvimento e estruturação de Araguaína tendo realizado diversas obras, estando entre as mais importantes a implantação das avenidas Santos Dumont e Conego João Lima, e a construção do aeroporto.

Sempre tive por ele muito respeito e admiração. Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos.

Ronaldo Dimas | Presidente estadual do Podemos

________________________

Com muita tristeza, tomei conhecimento do falecimento do fazendeiro, auditor fiscal aposentado e ex-prefeito de Araguaína Joaquim de Lima Quinta na madrugada desta segunda-feira, 20 de dezembro em Goiânia. Aos 88 anos, Joaquim Quinta morreu de insuficiência respiratória.

Patriarca de uma geração de pessoas com muitos serviços prestado em Araguaína e região, Joaquim de Lima Quinta foi prefeito de Araguaína entre 1977 e 1982 e também comandou a cidade entre 1993 a 1996.

Na sua segunda passagem à frente de Araguaína, ele teve um papel fundamental na estabilização política do município. Além disso, Joaquim Quinta tinha um grande espírito empreendedor e de gestão, que foi herdado pelas futuras gerações dele e até hoje fazem a diferença em Araguaína e no Estado.

Neste momento de profunda dor, desejo meus mais sinceros votos de força a todos os familiares e amigos.

Tiago Dimas | Deputado federal

______________________________

Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 88 anos, do ex-prefeito de Araguaína Joaquim de Lima Quinta, ocorrido nesta segunda-feira, 20, em Goiânia. 

Joaquim Quinta era fazendeiro e auditor fiscal federal aposentado. Líder nato, iniciou sua trajetória política em Goiás, onde exerceu os cargos de prefeito e deputado estadual. 

Pioneiro em Araguaína, comandou o município como prefeito por duas vezes e também foi interventor. Comprometido com o desenvolvimento local, foi responsável por grandes obras como a construção do aeroporto e do mercado, além da implantação das avenidas Cônego João Lima e Santos Dumont. 

Neste momento de dor e despedida, manifesto minhas sinceras condolências à família, aos amigos e admiradores, rogando a Deus que conforte o coração de todos.

Elenil da Penha | Deputado estadual

______________________________

É com tristeza que recebemos na manhã desta segunda-feira (20) a notícia do falecimento do ex-prefeito de Araguaína, Joaquim de Lima Quinta. 

Em sua trajetória pública, Joaquim Quinta, deixou um legado de muito trabalho e diferencial na política. 

Foi gestor de Araguaína, político destacado do norte de Goiás, antes da criação do Estado e depois,  no Tocantins. 

Neste momento de profunda tristeza, pedimos a Deus que conforte  os familiares e amigos. 

Deputado estadual | Olyntho

_______________________________

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Araguaína Joaquim de Lima Quinta.  Muito amigo do meu pai, o ex-senador Vicentinho Alves, seu Joaquim muito contribuiu com o desenvolvimento do País. Além de prefeito de Araguaína por dois mandatos, foi gestor em Goiás e também deputado estadual.

Neste momento de tristeza, diante desta irreparável perda, solidarizamo-nos com os filhos, noras, genros, netos, bisnetos e todos que sofrem esta irreparável perda. Que o Pai Celestial o acolha e lhe dê o merecido descanso.

Meus sentimentos

Vicentinho Júnior | Deputado Federal

_________________________________

É com profundo pesar que a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o Vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento de Joaquim de Lima Quinta ocorrido nesta segunda-feira, 20, em Goiânia-GO.

Joaquim Quinta foi prefeito de Araguaína por dois mandatos, entre 1977 e 1982, e posteriormente entre 1993 e 1996, tendo papel fundamental no desenvolvimento da principal cidade da região Norte do Tocantins. Em sua trajetória pública, Quinta foi também deputado estadual de Goiás. O ex-prefeito deixa um legado de grande líder político de relevantes serviços prestados ao Tocantins.

Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito se solidarizam com os familiares e rogam ao Pai pelo consolo aos corações que choram essa perda.

Josi Nunes | Prefeita de Gurupi

Gleydson Nato | Vice-prefeito de Gurupi 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.