Grupo de jovens começou a se afogar após cair numa vala.
O jovem Gustavo Lourenço Rodrigues, 20 anos, morreu afogado no Rio Araguaia, na zona rural de Caseara, região oeste do Tocantins, no final da tarde de sexta-feira (22). O corpo dele foi localizado no sábado por militares da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS).
Segundo relatos de terceiros, o jovem estava aproveitando o momento de lazer com familiares e amigos na beira do rio, porém, durante uma brincadeira entre os jovens, dentro da água, Gustavo percebeu que alguns jovens, incluindo seu irmão mais novo, começaram a se afogar por terem caído numa vala no rio. Gustavo conseguiu salvar o irmão, mas se afogou e não retornou à superfície.
Assim que houve o chamado ao Corpo de Bombeiros, uma equipe de mergulhadores se deslocou para o município de Caseara, na madrugada de sábado. O local apresentava pouca correnteza, profundidade de quatro metros, visibilidade baixa e alguns pontos de remanso. A equipe traçou o plano de ação e realizou vários mergulhos em locais indicados por testemunhas, porém, sem sucesso.
No período da tarde, com o apoio do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública, após um sobrevoo na área demarcada, os tripulantes avistaram o corpo do jovem ainda em meia água e sinalizaram para os mergulhadores, que conseguiram recuperar o corpo do jovem e o levaram para a margem da praia.
A perícia e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados, e após os procedimentos cabíveis, o corpo foi passado para o IML de Paraíso do Tocantins.
Gustavo era ex-aluno do Colégio Militar de Paraíso. O governador Wanderlei Barbosa lamentou a morte trágica do jovem.
Corpo encontrado por barqueiros
Já na tarde deste domingo (24), bombeiros do 2º Batalhão de Gurupi foram acionados para resgatar o corpo de um homem de 43 anos que havia sido encontrado por barqueiros locais boiando no leito do Rio Tocantins, a um quilômetro da Praia da Tartaruga.
Após a retirada, os militares entregaram o corpo da vítima à Polícia Militar do município e ao Instituto Médico Legal (IML).
Mulher é salva em Pedro Afonso
Na tarde de sábado (23), militares faziam ronda na Ilha Tocantins, quando flagraram uma senhora se afogando. A vítima foi encontrada por uma equipe de policiais e bombeiros em trabalho preventivo junto aos banhistas da localidade.
Ela estava a uns 60 metros da margem da praia. E assim que os militares a viram se afogando, um dos socorristas pulou da embarcação e conseguiu resgatá-la. Antes de percorrer a Ilha, utilizando a embarcação, os militares fizeram trabalho de orientação aos banhistas e barqueiros, quanto à atenção e cuidados com as normas de segurança nas áreas de banho.