Fim do processo

Justiça reconhece prescrição de crimes e manda soltar ex-prefeito e ex-vereador de Dianópolis

Políticos estavam presos desde outubro de 2022.

Por Conteúdo AF Notícias 1.257
Comentários (0)

18/01/2023 10h23 - Atualizado há 1 ano
Ex-prefeito de Dianópolis, Reginaldo Melo.

A Justiça do Tocantins reconheceu a prescrição dos crimes praticados pelo ex-prefeito de Dianópolis, Reginaldo Rodrigues de Melo, e pelo ex-presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Barbosa Teixeira, e declarou a extinção da punibilidade dos ex-gestores. 

Por consequência, o magistrado também expediu alvarás de soltura. Os dois políticos estavam presos desde outubro de 2022, quando foram alvos de uma operação da Polícia Civil.

A decisão foi proferida nesta terça-feira (17/01), pelo juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Dianópolis, Rodrigo da Silva Perez Araújo.

Régis Melo havia sido condenado a 10 anos de prisão pelos crimes de ordenação de despesa não autorizada, peculato apropriação, peculato desvio e corrupção passiva. Já a condenação de Osvaldo Teixeira foi de 9 anos e 11 meses de prisão pelos mesmos crimes.

Os dois tinham sido acusados de pagamento e recebimento de diárias e outras despesas indevidas. A condenação ocorreu em fevereiro de 2017. O valor total que teria sido desviado era mais de R$ 121,6 mil.

Segundo o advogado de defesa, Paulo Roberto da Silva, as penas impostas já estavam prescritas e, por isso, considerou, na época, que não havia razão para o cumprimento dos mandados de prisão. A defesa recorreu e, nesta terça-feira (17), o magistrado acatou o argumento, declarando a extinção da punibilidade de ambos.

“Portanto, como se passaram mais de 04 (quatro) anos entre a data do recebimento da denúncia e data de publicação da sentença, é imperioso o reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva retroativa” diz trecho da decisão que reconhece a prescrição dos crimes.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.