Batalha judicial

Justiça derruba notificação de Dimas ao Loteamento Lago Sul e libera venda de lotes

A decisão é do juiz Sérgio Aparecido Paio, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos.

Por Redação 2.002
Comentários (0)

08/03/2019 11h50 - Atualizado há 5 anos
Loteamento Lago Sul, em Araguaína

A Justiça suspendeu todos os efeitos da notificação emitida pela gestão do prefeito Ronaldo Dimas, que declarou irregular e mandou suspender a venda de lotes no Loteamento Lago Sul, em Araguaína.

A decisão é do juiz Sérgio Aparecido Paio, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Araguaína, proferida nesta quinta-feira (7). O magistrado também mandou notificar o prefeito, via ofício, para cumprir integralmente a decisão e prestar informações no prazo de 10 dias.

O juiz cita que a notificação da Prefeitura ao loteamento foi feita de “forma absolutamente desarrazoada” e aplica sanções e penalidades sem garantir o direito ao contraditório e a ampla defesa, “afrontando princípios constitucionais” e o direito de propriedade.

A Prefeitura alega falhas nas obras de drenagem e pavimentação do empreendimento. Porém, o loteamento afirma que, ainda em fevereiro de 2014, solicitou ao Município a análise e aprovação das obras executadas no empreendimento, bem como encaminhou os projetos executivos ainda em julho de 2013. Porém, o Município nunca se manifestou sobre a aceitação ou recusa das obras, apesar de lei municipal estabelecer o prazo de 30 dias para resposta. Por isso, o loteamento afirmou que a notificação foi um ato "abusivo, arbitrário e ilegal".

Na decisão, o juiz afirmou que o Município tinha a obrigação de elaborar relatório técnico e apontar as não conformidades das obras e serviços executados pelo empreendedor, porém, não o fez.

Por essa razão, o juiz suspendeu a notificação para evitar prejuízo irreparável à empresa, permitindo, assim, a comercialização dos imóveis. "As medidas, por si só, podem afetar, no médio prazo, a saúde e higidez econômica da empresa, e, no longo prazo, podem inviabilizar a execução de eventuais obras e serviços pendentes à aprovação do empreendimento, o que causaria prejuízos imensuráveis aos adquirentes de imóveis e ao próprio poder público local, a quem incumbiria o ônus legal de regularizar o loteamento", explicou.

OUTRA BATALHA JUDICIAL

Essa é a segunda batalha judicial travada entre a gestão Ronaldo Dimas e os empreendedores do Loteamento Lago Sul. No ano passado, a Prefeitura negou a renovação do alvará para retomada das obras do Araguaína Park Shopping, que pertence ao mesmo grupo.

Após seis meses de espera, o alvará só foi renovado após determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).

ENTENDA

No dia 18 de fevereiro deste ano, a Prefeitura notificou o Loteamento Lago Sul como irregular junto ao Município alegando problemas nas obras de infraestrutura.

Na notificação, o Município também determinou à empresa a suspensão de toda e qualquer comercialização de lotes no empreendimento e informou aos adquirentes dos imóveis que as parcelas deveriam ser pagas diretamente no Cartório de Registro de Imóveis de Araguaína.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.