A pedido do MPTO

Justiça manda prefeitura construir canil para controlar número de cães nas ruas de cidade

Município tem prazo de 30 dias para apresentar projeto.

Por Redação 507
Comentários (0)

03/06/2022 16h26 - Atualizado há 1 ano
Cachorro no município de Cristalândia (imagem ilustrativa).

A Justiça proferiu sentença nesta quinta-feira (2/6) determinando que o Município de Aliança do Tocantins instale um canil municipal na cidade, a fim de promover ações para controle e manejo da população de animais e impedir a transmissão de doenças. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 2019.

Conforme a sentença, o Município deve encaminhar o projeto para construção do canil no prazo de 30 dias e, caso a prefeitura esteja financeiramente impossibilitada de implementar o canil ainda este ano, que apresente medidas para minimizar a possibilidade de propagação de doenças por animais que circulam livremente pelas ruas da cidade, além de incluir o valor da obra no orçamento do ano de 2022.

A decisão é decorrente da Ação Civil Pública proposta pela promotora de Justiça de Gurupi Maria Juliana Naves Dias do Carmo, que atua na defesa do meio ambiente.

Segundo a promotora, o MPTO tentou solucionar o problema de forma administrativa, propondo a elaboração de uma política pública de controle populacional de animais de rua, mas o Município se manteve inerte, não restando alternativa a não ser medida judicial.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.