Araguanã

Justiça determina exclusão de nome de pré-candidato a prefeito da lista suja do TCE/TO

Conforme a decisão, não foi assegura a ampla defesa e o contraditório.

Por Redação 2.316
Comentários (0)

23/04/2020 15h33 - Atualizado há 4 anos
Dito Rosa é pré-candidato a prefeito de Araguanã (TO)

A Justiça determinou a retirada do nome do pré-candidato a prefeito de Araguanã, Dito Rosa, da lista de gestores com a ficha suja junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão é do juiz da Comarca de Xambioá, José Eustáquio Melo Júnior, e atende a um pedido formulado pela defesa do pré-candidato.

Benedito Rosa da Silva, mais conhecido por Dito Rosa, foi vereador de Araguanã por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal no biênio 2009/2010. Ele está filiado ao Cidadania, antigo PPS, e pretender disputar as eleições municipais deste ano.

O advogado Marcílio Gomes, de Goiatins, explicou que o TCE/TO rejeitou a prestação de contas de Dito Rosa, referente ao ano de 2010, sem assegurar-lhe o direito à ampla defesa e ao contraditório.

"Há indícios de que houve a violação do princípio do devido processo legal", diz a decisão do magistrado ao citar que o processo administrativo do TCE nº. 2359/2010 transcorreu sem oportunizar ao ex-vereador a sua defesa plena.

O juiz cita ainda na decisão que a Constituição Federal garante o direito à apresentação de defesa, à comunicação dos atos, à produção de provas, entre outros, principalmente nos processos administrativos dos quais possam resultar sanções.

Conforme o advogado Marcílio Gomes, com essa decisão da Justiça, não há mais nenhum empecilho à candidatura de Dito Rosa à Prefeitura de Araguanã.

Processo nº 0002116- 73.2020.8.27.2742/TO.

VEJA MAIS

+ Ex-vereador Dito Rosa recebe aval do Cidadania para disputar prefeitura de Araguanã nas eleições 2020

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.