Sob pena de multa

Justiça obriga Governo Federal a fornecer água tratada em aldeia indígena do Tocantins

A multa para o caso de descumprimento pode chegar a meio milhão de reais.

Por Redação
Comentários (0)

23/07/2020 17h41 - Atualizado há 3 anos
Aldeia fica localizada no município de Lagoa da Confusão (TO)

A Justiça Federal determinou à União que forneça água tratada e potável, “necessária ao consumo e à subsistência”, na aldeia Takaywrá, localizada no município de Lagoa da Confusão (TO), no prazo de 30 dias.

A decisão liminar, proferida nesta quinta-feira (23), é do juiz federal Eduardo de Melo Gama, titular da 1ª Vara Federal de Palmas (TO). A multa, em caso de descumprimento da decisão, é de R$ 1.000,00 por dia, limitada ao valor total de R$ 500 mil.  

A ação civil pública foi ajuizada pela Defensoria Pública da União (DPU) ainda em julho de 2019. O problema alegado foi o fato de que a aldeia está localizada, provisoriamente, num pequeno lote cedido no Projeto de Assentamento São Judas, localizado no município de Lagoa da Confusão, “sem acesso a água potável, de modo que não conseguem plantar, nem criar animais”. A DPU alega também que os indígenas da localidade estão consumindo água “com elevados índices de ferro, coliformes, escherichia coli (bactéria) e turbidez”.  

O juiz federal Eduardo de Melo Gama destacou que “foram juntados documentos atestando a qualidade insatisfatória da água consumida na Aldeia Takaywrá, como o Relatório de Ensaios realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins”, documento que foi atestado por um laudo antropológico também juntado à ação.  

“A inércia da União está estampada, mesmo após o ajuizamento desta ação, que já tramita há um ano, e das tentativas frustradas de conciliação. Igualmente, é evidente o perigo de dano. A qualidade insatisfatória da água consumida naquele local revela potencial risco à saúde e à vida dos indígenas”, aponta o magistrado. 

Segundo a DPU, a União construiu um poço artesiano na aldeia, em novembro de 2019, fato que  reforça a falta de justificativa para não instalação do sistema de tratamento de água.  

(Samuel Daltan)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.