Palmas

Professora ganha na Justiça redução de 50% da jornada para cuidar do marido com deficiência

Pedido da professora foi negado pela via administrativa.

Por Redação 1.185
Comentários (0)

23/04/2024 17h02 - Atualizado há 1 semana
Secretaria Municipal da Educação de Palmas

Notícias do Tocantins – Uma professora da Rede Municipal de Educação de Palmas obteve na Justiça uma decisão que garante a redução de 50% da sua carga horária de trabalho, sem diminuição do salário, para que ela possa cuidar de um dependente com deficiência permanente, no caso, o esposo.

A ação judicial em favor da professora foi promovida pela Assessoria Jurídica do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet).

A servidora requereu na via administrativa a redução da carga horária, mas foi indeferida pela Prefeitura de Palmas, sob alegação de que a lei municipal garante a redução apenas para o/a servidor/a que possui filho dependente com deficiência, não abrangendo outros dependentes.

Na ação, o sindicato argumentou os direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência e o recente julgado do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a matéria (Tema 1097), que teve repercussão geral reconhecida.

A ação em comento foi patrocinada pelo assessor jurídico do Sintet, Silvanio Mota, que teve êxito em outras ações com mesmo pedido, além do escritório D'Freire Advogados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.