Projeto pioneiro

Laboratório para analisar qualidade da água do Lago Azul começa a ser implantado em Araguaína

O laboratório funcionará em um anexo na sede do Centro de Controle de Zoonoses.

Por Redação 784
Comentários (0)

08/10/2019 17h42 - Atualizado há 4 anos
Lago Azul na altura da Via Lago

Os serviços para a instalação do Laboratório de Análise de Águas de Araguaína já começaram. O projeto tem por objetivo analisar a qualidade da água do Lago Azul através de exames físico, químico e biológico das principais nascentes do Município que desaguam no Rio Lontra.

O laboratório funcionará em um anexo na sede do Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína (CCZ). Nesta etapa, serão realizadas as obras de adequação do espaço para o início das atividades laboratoriais, além da instalação dos equipamentos e do material necessário para a execução das análises.

O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína, (secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Saúde) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Os recursos para a implantação do laboratório são provenientes do Fundo Municipal de Conservação e Meio Ambiente do Município, por meio do Conselho de Defesa de Meio Ambiente (Codema).

A previsão é de que os trabalhos de reforma do espaço onde funcionará o laboratório sejam concluídos até o próximo mês.

Primeiro do norte do Tocantins

O Laboratório de Análise de Águas de Araguaína é o primeiro da região norte do Tocantins a ser público. A expectativa é de que a unidade realize uma média de 200 a 300 análises de amostras de água por mês. O monitoramento mensal será realizado nas 137 nascentes dentro da área urbana do Município.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Júnior Marzola, o projeto vai assegurar a qualidade da água para o uso humano. “Esse projeto é de grande importância para o Município, que se torna referência no monitoramento de mananciais hídricos em área urbana, garantindo uma melhor qualidade da água do nosso lago”, afirmou.

(Adriana Santana)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.