Saúde Animal

Laboratório de referência para setor agropecuário tem obras concluídas em Araguaína

O empreendimento vai propiciar a disseminação de conhecimentos científicos.

Por Georgya Laranjeira Corrêa
Comentários (0)

16/02/2022 08h48 - Atualizado há 2 anos
Frente do Laboratório de Referência Animal de Araguaína

As obras do Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara) foram concluídas e o empreendimento já é considerado um dos mais importantes do segmento agropecuário do Estado. A construção recebeu investimento do governo estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT).

A obra tem 405 m² de área construída e está situada num espaço de 2.068 m², em que atenderá as demandas de pesquisa científica do Estado através da Universidade do Tocantins (Unitins) e ainda garantirá autonomia e suporte às instituições públicas ligadas à produção animal, como Adapec, Ruraltins, Seagro, CCZ, e Agências de Defesa Agropecuárias dos Estados vizinhos.

“A FAPT tem cumprido seu papel no sentido de financiar e fomentar empreendimentos públicos e privados de pesquisa, ciência e tecnologia. O empreendimento vai proporcionar a formação e capacitação de pessoal técnico especializado, além do desenvolvimento de produtos e processos voltados para a produção animal. Será um verdadeiro gerador de conhecimento científico, tecnológico e de inovação, e ainda viabilizará a orientação de políticas públicas no que se refere à sanidade animal e qualidade dos produtos de origem animal", enfatizou o presidente da Fapt, Márcio Silveira.

Recentemente, o Chefe de Gabinete da Fapt, Gilberto Ferreira, entregou a chave do empreendimento à Universidade do Tocantins (Unitins) que irá coordenar todas as ações do Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara). O documento assinado pelo presidente da Fapt, foi recebido pelo Prof. Doutor em Ciências Veterinárias, Cláudio Fernandes, coordenador do projeto.

A conclusão do empreendimento representa uma conquista para Tocantins, em especial para os produtores rurais que atualmente fazem os exames de sanidade animal em outros Estados e com o funcionamento do Lara, os custos serão reduzidos. Depois dessa primeira fase da conclusão da obra, passaremos para a segunda fase que é a montagem de alguns equipamentos e aquisição de outros modernos equipamentos para o laboratório científico para que em breve esteja apto para funcionamento”, explicou Fernandes.

Investimento

O Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara) é resultado da parceria entre Governo do Estado com o Governo Federal por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), através do convênio Estruturante de apoio à agricultura familiar, que juntos investiram um montante de R$ 1,9 milhão de reais na construção do prédio, mobília e equipamentos científicos. A prefeitura de Araguaína contribuiu com a construção do muro em torno do empreendimento.

Unitins

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, comemora a conclusão do Laboratório de Referência Animal de Araguaína, ao afirmar o cumprimento da missão do governo do Estado na captação de recurso e na elaboração do projeto, o qual viabilizará uma série de exames e análise científica da qualidade dos produtos de origem animal do Tocantins.

“A obra é fruto do trabalho de pesquisadores da Unitins, sob execução da Fapt, um projeto tecnicamente muito bem escrito, cientificamente bem estruturado e que trará uma contribuição enorme para a prestação de serviço da produção agroindustrial de Araguaína e região.  A entrega do empreendimento, mostra a força da universidade e de seus potenciais parceiros que juntos contribuíram com o desenvolvimento econômico do Estado. Desta forma cumprimos a nossa missão, como uma instituição que valoriza o empoderamento do diploma superior e da pesquisa científica no Tocantins”, explicou o reitor da Unitins.

Exames

Assim que o empreendimento estiver em pleno funcionamento, a previsão é que o Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara), proporcione a realização de 18 exames de sanidade animal, como: Artrite Encefalite Caprina a Vírus (CAEV), Maedi-Visna, Andrológico e bromatológicos, Brucelose, Raiva, Febre Aftosa, Mormo, Tuberculose, Diarreia Bovina a Vírus (BVD), Leptospirose, Anemia Infecciosas Equina, Toxoplasmose, Mastite, Realização de antibiogramas, Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR) Leucose e Exame de Clostridioses.

Prédio do laboratório construído em Araguaína
Chefe de Gabinete da Fapt, Gilberto Ferreira, entregou a chave do empreendimento à Universidade do Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.