Araguaína

Veja o passo a passo para fazer uma luminária sustentável com lata de leite, palete e papelão

Além de bonitas, a produção do item de forma sustentável permite o trabalho com a criatividade.

Por Redação 1.709
Comentários (0)

31/12/2019 14h33 - Atualizado há 4 anos
Luminária pronta

Apostar em uma boa iluminação nos cômodos de casa é uma forma de ampliar a sensação de conforto e bem-estar e, para isso, são usadas luminárias em vários tamanhos e modelos. As peças também surgem como ótimas opções para decoração de ambientes.
 
Uma sugestão para quem deseja renovar a decoração de casa é apostar nas luminárias decorativas feitas com material reciclado. Além de bonitas, a produção do item de forma sustentável permite o trabalho com a criatividade.
 
As instrutoras da Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino (Reciclarte) Iolanda Carneiro e Telma Pinheiro explicaram o passo a passo para a produção de uma luminária, que também tem a função de porta-livros.
 
Material utilizado

Para a confecção da luminária, é necessário providenciar uma lata de leite, plug macho e fêmea, bocal, lâmpada fria de baixa voltagem, parafusos, papelão, papel de presente, adesivo ou tinta para colorir, peças de palete e prime de artesanato.
 
Montagem

De acordo com as instrutoras, a montagem da luminária é iniciada com a aplicação do prime de artesanato por toda a lata de leite. Após a secagem do prime, cubra a lata com papel de presente, adesivo ou faça o desenho que preferir para decorar a lata. No fundo da lata faça um furo redondo que será suporte para o bocal da lâmpada.
 
Aqui pode ser utilizado uma faca ou cortador que consiga abrir o furo. Todo cuidado é necessário e importante também não ter pressa nas etapas para evitar acidentes. É nesse furo onde vamos colocar o bocal da lâmpada”, explicou a instrutora Telma Pinheiro.
 
Em seguida, insira o bocal por dentro ou fora da lata, encaixe os fios no bocal e para finalizar encaixe a lâmpada e tampe a lata.
 
Base da luminária

Para fazer a base da luminária, é necessário ter cinco pedaços de paletes ou outro tipo de madeira, um com tamanho de 35 centímetros de altura para a haste central, três com 20 centímetros e um pedaço menor que servirá de suporte para a lata. Além da madeira, é preciso ainda um pedaço de papelão cortado em formato de “U”, que servirá de porta-livros.
 
Aqui você montará o suporte, lembrando que a parte maior da madeira será o meio e os demais pedaços servirão como base para sustentar a luminária”, explicou a instrutora Iolanda Carneiro.
 
Reciclarte

A luminária está entre os trabalhos produzidos na Reciclarte, por meio das aulas do curso de reciclagem. Inaugurada em 2017, a primeira escola pública de artes no Tocantins capacitou mais de 800 pessoas.
 
A Escola de Artes de Araguaína atende alunos em 19 cursos gratuitos: Balé, Brinquedoteca, Confecção de Boneca, Ginástica para a Terceira Idade, Ginástica Rítmica, Jazz, Musicalização Infantil, Pintura em Tecido, Sanfona, Strong By Zumba, Modelagem: Corte e Costura, Teclado, Técnica Vocal, Utilitários Decorativos, Violão Clássico, Pintura em Tela, Teoria Musical, Violão Popular e Violino.

As atividades são oferecidas durante os cinco dias úteis da semana, em três turnos. As inscrições devem ser realizadas na sede da Escola de Artes, localizada à na Rua Sabiá, s/n°, no Setor Maracanã.

(Adriana Santana)

Instrutoras Iolanda Carneiro e Telma Pinheiro

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.