Do lado da capital, distrito oferece qualidade de vida e outras vantagens.
Um dos principais sonhos do brasileiro é a conquista da casa própria e quando essa hora chega, é preciso escolher o lugar ideal para se ter a qualidade de vida desejada e é aí que Luzimangues tem saído na frente de muitas cidades. O distrito de Porto Nacional fica há menos de 10 quilômetros de Palmas, mais perto do centro da capital do que alguns setores do próprio município.
E a proximidade com Palmas não é a única das vantagens do distrito que, segundo o Censo do IBGE, hoje está com 24 mil habitantes, superando a maioria das cidades do Estado. Luzimangues é considerado o polo industrial de Palmas e é também a base logística do estado já que sedia a Plataforma multimodal da Ferrovia Norte-Sul.
Além disso, a prefeitura de Porto está construindo uma unidade de saúde no Jardim Boa Vista, uma creche no Laguna 3 e o 'campão' de futebol, além de estar licitando mais duas escolas, outra praça para o distrito e a obra da praia do Orla Oeste. Melhorias que devem atrair ainda mais pessoas interessadas no distrito.
E mesmo estando perto de tudo, o ritmo de vida dos bairros da região encanta quem quer fugir de grandes agitações, é o que explica o gerente comercial da loteadora Buriti Empreendimentos, Márcio de Paula. “Muitos dos nossos clientes escolhem o Luzimangues porque trabalham em Palmas, mas querem, pelo menos durante a folga, viver num lugar mais tranquilo e com ares de interior”, conta. Segundo ele, o sucesso do distrito é tanto que o ano de 2023 registrou alta de 11% na média mensal de pedidos de demarcações nos loteamentos.
Para o presidente da Associação das Empresas Loteadoras do Tocantins (AELO-TO), Pablo Castelhano, o distrito de Luzimangues é um dos locais mais procurado por interessados em comprar terrenos no estado. “Sem dúvida nenhuma, o segmento das loteadoras é bastante movimentado em função do distrito e os números de crescimento que vem sendo registrados, ano após ano, se devem, em parte, ao local”, conta. De acordo com ele, a previsão é que, cada vez mais famílias passem a morar em loteamentos de Luzimangues.