Araguaína

Secretaria da Saúde alerta sobre cuidados que mães devem ter durante a amamentação

Covid-19 é transmitida por gotículas expelidas pela boca e nariz.

Por Redação
Comentários (0)

10/06/2020 10h08 - Atualizado há 3 anos
Mãe amamentando bebê

Apesar da covid-19 ser uma doença ainda nova para o entendimento médico, até o momento não há estudo confirmando a transmissão pelo leite materno. Por isso, a Secretaria da Saúde de Araguaína orientou que as mães continuem realizando a amamentação dos bebês durante a pandemia atentando para as regras sanitárias que já são usadas no dia a dia, como uso de máscaras e higienização das mãos.
 
A amamentação está fortemente ligada à redução da mortalidade infantil, além de outros benefícios. O contato com a pele também é muito importante para melhorar a regulação térmica dos recém-nascidos”, explicou a coordenadora da Rede Amamenta em Araguaína, Pâmella Araújo.

Além das mães lactantes, a orientação está sendo passada para mais de 1.200 gestantes que têm acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde (UBS).
 
Durante a amamentação

A transmissão do novo coronavírus é por gotículas expelidas pela boca e nariz da pessoa contaminada, sendo assim, para evitar esse contágio é necessário usar máscaras e higienizar as mãos com sabão, mesmo sem qualquer sintoma.
 
Caso tenha suspeita ou confirmação para doença, a atenção deve ser redobrada como limpeza, troca de máscara, touca, camisola e lençóis. Se tossir, espirrar ou a proteção ficar úmida, é preciso trocar por uma limpa, pegando pelas alças e higienizando as mãos novamente antes de colocar outra.

Ainda assim, estudos do Ministério da Saúde indicam que os recém-nascidos e bebês têm baixo risco de infecção por covid-19. Entre os poucos casos confirmados de infecção por covid-19 em crianças pequenas, a maioria experimentou apenas sintomas leves ou era assintomática.
 
Dificuldade para amamentar?

Caso a mãe tenha dificuldades para amamentar o filho, ela deve procurar a UBS mais próxima e evitar o leite de outra mulher. A amamentação cruzada sem acompanhamento médico pode trazer riscos para a saúde da criança, pois algumas doenças são transmitidas pelo leite materno, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
 
Doação de leite

O Município é parceiro do Hospital Maternidade Dom Orione (HDO), para onde encaminha as mães que querem doar o alimento. De acordo com a coordenadora do Banco de Leite da instituição, Luiza Theodoro, a demanda é grande.

Mensalmente, cerca de 80 bebês são internados e precisam do leite, principalmente quando nascem prematuros porque a produção de leite da mãe pode ficar comprometida”, explicou.
 
Para doar, a mulher deve entrar em contato por telefone pelo número 3411-8787 / Ramal 2358 ou no Whatsapp (63) 99247-0861. “A doadora não precisa ir até o HDO. Nós vamos até ela e ensinamos como retirar e armazenar, e também buscamos o alimento na casa”, disse.

(Marcelo Martin)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.