Prefeitura e Sebrae

Mais de 11 mil alunos de Araguaína dão primeiros passos no empreendedorismo durante feiras

Aprenderam como montar um negócio, trabalhar em equipe, inovar de forma sustentável.

Por Redação
Comentários (0)

27/11/2023 10h33 - Atualizado há 5 meses
Os estudantes são incentivados a pensar desde pequenos sobre a importância do empreendedorismo.

Após participar da primeira aula do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Araguaína e o Sebrae há 10 anos, o aluno João Pedro Feitosa, de apenas oito anos, decidiu se tornar um empreendedor.

“Quando aprendi o passo a passo de como produzir temperos caseiros, eu pensei: vou fazer para ajudar meus pais. Agora as pessoas compram, gostam e encomendam de novo”, conta o estudante do 5º ano da Escola Municipal Gentil Ferreira Brito.

A mãe, Cláudia Vicente da Silva Costa, de 39 anos, lembra como se fosse hoje do dia em que o filho chegou em casa empolgado com a ideia. “Naquele dia ele voltou da escola muito feliz, contando que aprendeu a fazer temperos caseiros e que eu não precisava mais comprar, pois ele mesmo iria produzir. Eu dei o maior apoio e fui até o supermercado com ele para comprar os primeiros ingredientes”, disse.

Mini empreendedor de sucesso

O tempero caseiro não só conquistou a família do jovem empreendedor, como também os vizinhos e amigos. “Ele é quem prepara e comercializa o produto. Todo o valor arrecadado ele guarda em uma conta e faz a contabilidade. Ver meu filho assim é motivo de muito orgulho e eu só tenho a agradecer a escola e a este projeto maravilhoso que transformou a vida dele”, expressou a mãe.

Assim como a história do João, outras 11 mil crianças de 38 escolas da rede municipal de ensino de Araguaína são beneficiadas com o projeto JEPP, que faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. Neste ano, prefeitura e Sebrae investiram R$ 300 mil para a compra de materiais e capacitações.

De acordo com a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura, o projeto é  fundamental para o processo de desenvolvimento humano, pois ajuda a despertar a realização dos sonhos, valorizando e planejando o futuro.

“Além de estimular os comportamentos empreendedores, essa iniciativa também valoriza ideias, estimula a criatividade e ajuda a desenvolver o autoconhecimento. Todos esses processos são fundamentais para o desenvolvimento dessas crianças, que, ao chegar na idade adulta, estarão mais seguras para empreender”, disse a secretária.

Preparando desde cedo

Desde 2013, o projeto já atendeu mais de 9 milhões de estudantes e capacitou cerca de 490 mil professores no Brasil. Para a analista do Sebrae e responsável pelo projeto em Araguaína, Ilma Lopes, o empreendedorismo não é só para quem tem empresa, o empreendedorismo é fazer com que crianças despertem o interesse de empreender desde a infância.

“Por meio deste projeto, todas essas crianças têm a oportunidade de serem protagonistas das suas próprias vidas, tendo o conhecimento, desde a infância, sobre economia, possibilidades e sustentabilidade. Nossa maior alegria é olhar para esses 10 anos de história e se emocionar com tantas transformações”, ressaltou.

Feira do JEPP

A partir da metodologia aplicada ao longo do ano, os estudantes são incentivados a pensar desde pequenos sobre a importância do empreendedorismo. Além de desenvolver habilidades, também é preciso pôr em prática todo o aprendizado, por isso a feira Culminância do JEPP é realizada todos os anos.

Com tendas montadas nas 38 escolas, alunos, com o auxílio de seus professores, fizeram a exposição de diversos produtos, como conservas, brinquedos feitos com materiais recicláveis, pizzas, bolos, chás, entre outros.

Neste ano, o projeto JEPP Araguaína será inscrito no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na etapa estadual.

Trabalho em equipe

Um dos fatores para o sucesso de uma empresa é a atuação coletiva e, na feira do JEPP, o que não falta é dedicação dos grupos. Na barraca “Armazém Saudável”, por exemplo, as alunas Angélica e Tauane trabalharam juntas o tempo todo.

Enquanto uma mostrava os temperos e conservas de legumes para os clientes, a outra explicava sobre os ingredientes. “Aqui tem um tempero muito bom que vai deixar sua comida mais gostosa. Tem alho, cebola, sal e mais uns temperos”, disse Tauane, de apenas 7 anos.

Professores capacitados

Para cada ano do ensino fundamental existe um tema específico, com uma metodologia que favorece o desenvolvimento das crianças no empreendedorismo. Os professores também passam por uma capacitação para serem multiplicadores do projeto.

“Foi uma longa caminhada e o mais importante é saber que estamos contribuindo com a vida dessas crianças. Tenho a certeza de que todo esse trabalho fará a diferença lá na frente. Gratidão aos alunos, à equipe escolar e às famílias que não mediram esforços para que esta feira acontecesse”, disse a professora da Escola Municipal Gentil Ferreira Brito, Solange Almeida.

Incentivo para o futuro

Quem visitou as feiras das escolas também se encantou com as diversas exposições de produtos criados por alunos com idades de 7 a 12 anos, como é o caso da moradora Sebastiana Jesus Nascimento, de 67 anos. Ao lado do bisneto Arthur, ela conta que ficou admirada com a competência das crianças.

“Fiquei impressionada com a capacidade delas. Tudo isso que estão aprendendo vai contribuir com a vida delas, pois assim eles têm a consciência das coisas, dos valores, da importância de aplicar e economizar o dinheiro, e o principal: nunca deixar de sonhar e pensar grande”, disse Dona Sebastiana, que mora em Araguaína há mais de 50 anos.

A feira Culminância do JEPP está sendo realizada desde o dia 10 de novembro em todas as escolas municipais para alunos do 1º ao 5º ano, e segue com as apresentações até o dia 4 de dezembro.

“Ver meu filho assim é motivo de muito orgulho e eu só tenho a agradecer a escola e a este projeto maravilhoso que transformou a vida dele”, disse Cláudia Vicente da Silva Costa, mãe do aluno João Pedro Feitosa.   
“Por meio do projeto, todas essas crianças têm a oportunidade de serem protagonistas das suas próprias vidas. Nossa maior alegria é olhar para esses 10 anos de história e se emocionar com tantas transformações”, ressaltou a analista do Sebrae, Ilma Lopes.

Na barraca “Armazém Saudável”, as alunas do 1º ano da Escola Municipal Gentil Ferreira Brito, Angélica Oliveira Silva e Tauane Reis. 
 
“Foi uma longa caminhada e o mais importante é saber que estamos contribuindo com a vida dessas crianças”, disse a professora da Escola Municipal Gentil Ferreira Brito, Solange Almeida.

“Fiquei impressionada com a capacidade dessas crianças. Tudo isso que estão aprendendo vai contribuir com a vida deles, pois assim eles têm a consciência das coisas”, disse Sebastiana Jesus Nascimento, bisavó do aluno Arthur Silva de Sousa, de 9 anos.
 
A feira Culminância do JEPP está sendo realizada desde o dia 10 de novembro em todas as escolas municipais para alunos do 1º ao 5º ano, e segue com as apresentações até o dia 4 de dezembro
 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.