Em Araguaína

Após 10 meses de obras, Wagner reinaugura UBS e promete reformar todas até o fim do mandato

É a 8ª Unidade Básica de Saúde entregue pelo prefeito Wagner Rodrigues.

Por Redação 619
Comentários (0)

25/08/2023 16h38 - Atualizado há 8 meses
UBS da Vila Aliança foi reformada.

Ampliação de salas, implantação de novos serviços, mais equipes à disposição da comunidade e adequações de acessibilidade. Aproximadamente 13 mil moradores de 21 bairros de Araguaína serão beneficiados com a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (IBS) Dr. Francisco Barbosa de Brito, na Vila Aliança, que recebeu obras de melhorias.

O evento de entrega da unidade para a população foi realizado nesta sexta-feira (25/08), e reuniu o prefeito Wagner Rodrigues, secretários,  vereadores, autoridades e servidores.

Durante a gestão, Wagner já entregou oito UBS para a população, sendo três novas e cinco reestruturadas para continuar oferecendo estrutura e serviços de qualidade para os cidadãos. “Obras de infraestrutura são muito importantes, mas uma das minhas prioridades é a área de saúde. Entregamos várias UBS e vamos, até o término do mandato, reformar 100% das unidades e ampliá-las, inclusive na zona rural”, afirmou o prefeito.

Nova estrutura, mais serviços

Para atender a demanda, a unidade conta agora com três equipes de Saúde da Família, 26 agentes comunitários de saúde e uma equipe multiprofissional formada por 24 servidores entre médicos, psiquiatra, psicóloga, assistente social, nutricionista, educador físico, enfermeiros, técnicos em enfermagem e administrativos.

Essa ampliação, além de gerar mais empregos, receberá mais recursos do Governo Federal, vai beneficiar diretamente a população e garantir mais fluidez na unidade, garantindo um atendimento de qualidade”, disse a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

Mais agilidade nos atendimentos

Na visão do enfermeiro Gilson de Araújo, que tem 13 anos de experiência na UBS, a partir de agora os profissionais trabalharão em um ambiente mais confortável, o que também impacta positivamente nos atendimentos.

Será possível fazermos atividades terapêuticas em grupo, reunião de capacitação de equipe, o que vai facilitar muito. Antes tínhamos que revezar os consultórios e agora tem sala para todo mundo, evitando intercorrências e menos filas”, afirmou.

Eu fico muito alegre, nossa comunidade é bem extensa, atendemos centro e bairros mais distante, oferecemos muitos serviços também, temos um grupo de idosos com mais de 200 pessoas e era um sonho nosso ter um espaço mais adequado para aumentar a qualidade de serviço”, contou a gerente da UBS, Érika de Souza.

A UBS da Vila Aliança atende moradores da Vila Aliança, São João, Senador, Centro, Feirinha, Eldorado, Jardim América, das Palmeiras, Santa Mônica, Beira Lago, Filadélfia, Belo Horizonte, Jardim Paulista, Alaska, Carajás, Dona Nélcia, Horizonte, Santa Helena, Tecnorte, Urbano e Mansões do Lago.

Mais detalhes

A obra contemplou a troca de todo o telhado da unidade, calhas e rufos. O muro da unidade foi ampliado com a instalação de pingadeira e cerca elétrica. Foram construídas quatro novas salas para a unidade e dois novos abrigos de lixo. Houve também a implantação de piso tátil, adequações para acessibilidade, instalação de grama, brita e plantio de moreias na parte externa da unidade.

A UBS também teve todas as portas de madeira e de ferro substituídas, recebeu manutenção e correção das esquadrias de vidros e instalações de portões de acesso para visita à caixa d’água.

Contou ainda com a troca de todos os quadros de distribuição de energia elétrica, tomadas e luminárias, padrão de energia e a troca da fiação do padrão até o quadro.  Os consultórios ficaram mais informatizados por meio de novas instalações de lógica de toda unidade.

A UBS possui 29 ambientes climatizados, como sala para gerência, coleta de exames, atividades coletivas, central de exames e consultas especializadas, sala para consultório odontológico com espaço para três cadeiras odontológicas.

A estrutura possui ainda sala de vacinas, farmácia, nove consultórios, almoxarifado, depósito para materiais de limpeza, copa, sala de lógica e central de entrega de exames, sanitários para funcionários (masculino e feminino), sanitários para pacientes, sala de procedimentos, sala de esterilização, expurgo e triagem.

Legado para a cidade

A UBS recebe o nome do Dr. Francisco Barbosa de Brito, um dos médicos radiologistas de referência em Araguaína e região, e fundador da Clínica da Imagem do Tocantins ao lado da esposa, Dra. Maria Lúcia Carneiro. Morador de Araguaína por mais de 30 anos, Dr. Francisco também atuou ativamente no Conselho Municipal de Saúde e foi professor do ITPAC por sete anos.

Natural de Unaí (MG), Dr. Francisco chegou em Araguaína no final do ano de 1976, junto da esposa, acreditando no potencial de desenvolvimento do então Norte de Goiás para construir uma nova vida. O médico foi pai de quatro filhas, todas médicas, e faleceu em 1º de outubro de 2005, aos 58 anos.

Representando a família, Dra. Maria Lúcia esteve presente na reinauguração e relembrou a personalidade e legado do marido. “Ele tinha um coração bondoso, não sabia dizer ‘não’. Todas as pessoas carentes que o procuravam ele nunca deixou de atender, carregava uma humanidade e bondade interior, cheio de compaixão e amor ao próximo”, disse a médica. 

Wagner Rodrigues ao lado da secretária de Saúde, Ana Paula Abadia..

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.