Nova Araguaína e Vila Aliança

Com reforma em UBS, mais de 20 mil moradores devem procurar outras unidades em Araguaína

Previsão é que reformas sejam concluídas no primeiro semestre de 2023.

Por Redação 597
Comentários (0)

27/10/2022 14h36 - Atualizado há 1 ano
Unidades que receberão mais pacientes terão horários estendidos

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos setores Nova Araguaína e Vila Aliança receberão obras de reestruturação e melhorias internas no mês de novembro. Por isso, a partir do dia 1º, a população que busca atendimento nessas unidades passará a ser atendida temporariamente em outros locais.

Moradores do setor Nova Araguaína serão atendidos na UBS do Bairro de Fátima; os da Vila Azul devem buscar a UBS do Bairro JK e as pessoas atendidas pela UBS da Vila Aliança serão remanejadas para a UBS do Setor Alto Bonito.

As UBSs do Bairro de Fátima e Alto Bonito terão o horário de atendimento estendido das 7 às 19 horas para acolher a nova demanda provisória.

Segundo a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena, os agendamentos de consultas vão ser feitos da mesma forma. 

“Para agendar consultas gerais, o contato pode ser feito pelo 0800 da saúde. Já para agendar atendimento nos programas específicos, é necessário ir pessoalmente à unidade”, informou a superintendente.

Em Araguaína, as consultas na rede básica de saúde devem ser agendadas pelo 0800 641 2200. Já os programas contemplam atendimentos para casos de hipertensão, diabetes, saúde mental, gestantes e saúde da criança.

Ao todo, cerca de 3.500 pessoas da Vila Azul, 5.800 do Nova Araguaína e 12.500 na área de abrangência da UBS da Vila Aliança serão alcançadas com a mudança temporária. A previsão é que a reforma das duas unidades seja concluída no primeiro semestre de 2023.

Melhorias para a população

A UBS do Nova Araguaína receberá novo telhado e forros, revitalização do piso, com implementação de recurso tátil para deficientes visuais, nova pintura, o sistema elétrico, de internet e as portas serão trocadas, uma cobertura de policarbonato será instalada na entrada e a calçada será reconstruída.

Já na UBS da Vila Aliança, a obra inclui as trocas do telhado, portas, louças, do sistema de internet, ampliação de salas, instalação de cerca elétrica, pintura de toda a unidade e impermeabilização das paredes.

O recurso para a obra do Nova Araguaína é no valor de R$ 223.379,72 e, na Vila Aliança, a reforma está orçada em R$ 203.678,51. Ambos os investimentos são oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Tiago Dimas e com contrapartida do município.

Novas unidades

A UBS do Bairro de Fátima passou por reforma geral na estrutura interna e externa, e recebeu novas portas e janelas. A unidade será entregue no próximo dia 31 de outubro. Já a nova UBS da Vila Azul está em fase final de construção e tem previsão de entrega para dezembro deste ano.

Mudança nos atendimentos

Moradores atendidos pelas UBS do Setor Nova Araguaína: atendimento na UBS do Bairro de Fátima, das 7 às 19 horas (Rua Padre Anchieta, esquina com a Rua da Igreja).

Moradores da Vila Azul: atendimento na UBS do JK, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 horas (Rua Tamandaré, s/n). 

Moradores atendidos pela UBS da Vila Aliança: atendimento na UBS José Rezende do Setor Alto Bonito, das 7 às 19 horas (Rua São João Batista, 310, Setor Céu Azul).

Todas as unidades

As 20 UBSs de Araguaína vão receber investimentos da prefeitura para revitalização e ampliação de atendimentos. Mais quatro novas unidades serão entregues, no Distrito do Novo Horizonte, Vila Azul, Raizal e Araguaína Sul, facilitando o acesso de quase 20 mil moradores dessas regiões.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.