Iluminação pública

Araguaína inicia implantação de 24,5 mil lâmpadas LED em toda cidade; mais luz e 70% de economia

A substituição começa pelas Avenidas José de Brito, Cônego João Lima, Santos Dummont e Marginal Neblina.

Por Redação 1.292
Comentários (0)

25/10/2019 15h24 - Atualizado há 4 anos
Iluminação LED

A Prefeitura iniciou na terça-feira (22) a modernização do serviço de iluminação pública de Araguaína. Cerca de 24,5 mil postes terão as luminárias incandescentes substituídas por lâmpadas de LED em toda a cidade. As Avenidas José de Brito, Cônego João Lima, Santos Dummont e Marginal Neblina já estão recebendo a nova iluminação.
 
Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Francivaldo Oliveira, as quatro vias servirão como referência para a continuidade do serviço. “Nós trocaremos 395 lâmpadas nesta etapa, que servirá como piloto. Os critérios usados depois dos testes fotométricos do novo material e o destino do antigo serão os mesmos para toda a cidade”, afirmou.
 
Os trabalhos de modernização trarão uma economia de até 70% de energia e diminuição dos custos de manutenção, além de outros investimentos. A mudança contribuirá com o aumento de até 30% em luminosidade. “Essas lâmpadas trarão mais segurança para a população, porque as ruas ficarão mais iluminadas”, afirmou o diretor.
 
Projeto sustentável

Além de sustentável ecologicamente, a substituição das lâmpadas é economicamente viável. A modernização está sendo feita com recursos da própria contribuição de iluminação pública, sem que seja necessário o aumento de tarifa para o contribuinte.

De acordo os cálculos, em cerca de cinco anos o investimento feito estará pago pela própria economia dos gastos com a iluminação”, acrescentou o secretário da Infraestrutura, Simão Moura.
 
Cronograma

As instalações seguem o cronograma de manutenção que é estabelecido por zonas geográficas, e deve terminar em seis meses. A área urbana de Araguaína é separada em 12 zonas.

A 1ª é o Centro Expandido, compreendido entre a Avenida Dois de Julho, Marginal Neblina e as ruas das Mangueiras e Dom Bosco. Na região, serão trocadas cerca de 2.500 luminárias.

(Marcelo Martin)

Troca de lâmpada

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.