Dia Mundial de Combate

Mais de 240 novos casos de tuberculose são diagnosticados no Tocantins; conheça sintomas

Estado trabalha para intensificar ações de diagnóstico e tratamento.

Por Redação
Comentários (0)

23/03/2023 10h09 - Atualizado há 1 ano
O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado anualmente no dia 24 de março, pretendente colocar em foco essa doença milenar, que apesar de ter cura, ainda é a principal causa de morte no mundo por um único agente infeccioso, contando, em 2019, com 1,6 milhão de mortes no mundo decorrentes da tuberculose segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021.

Em 2020, o Brasil registrou 66.819 casos novos de tuberculose, com um coeficiente de incidência de 31,6 casos por 100 mil habitantes. Em 2019, foram notificados cerca de 4 mil óbitos pela doença, com um coeficiente de mortalidade de 2,2 óbitos por 100 mil habitantes, conforme dados do boletim epidemiológico publicado em 2021 pelo Ministério da Saúde.

No Tocantins, em 2022, foram registrados, 243 novos casos de Tuberculose, de acordo com a Gerência de Doença Transmissíveis/Área Técnica da Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO.

O enfermeiro da área técnica da Tuberculose, Rhonner Marcílio Lopes Uchôa, reforçou a importância da busca ativa de casos novos, realização de exames de escarro e realização de exame dos contatos entre os registrados. "Divulgar a oferta de tratamento completo no SUS e promover atividades de educação em saúde que favoreçam a redução do estigma e do preconceito que permeiam a doença são as formas mais eficientes de combate à doença”.

“O intuito da data é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da Tuberculose e incentivar a procura pelos serviços de saúde que oferecem o tratamento gratuitamente em toda a rede básica e hospitalar do Estado”, destacou ainda Rhonner Marcílio Lopes Uchôa.

Para prevenção e controle da doença, a Gerência de Doença Transmissíveis/Área Técnica da Tuberculose tem desenvolvido ações de monitoramento dos indicadores epidemiológicos e acompanhamento do cumprimento das metas estabelecidas, bem como o monitoramento dos casos em tratamentos especiais para tuberculose, além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza assessorias e monitoramento das ações de controle da tuberculose nos 139 municípios.

A doença

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) que afeta principalmente os pulmões, mas pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é essa forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.

Sintomas

Tosse seca contínua no início e depois com presença de secreção por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, fraqueza e prostração.

Transmissão

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o. Em torno de 10% dos infectados pelo Mycobacterium tuberculosis desenvolvem a doença.

Prevenção e tratamento

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.