Ressocialização

Mais de 30 detentos se formam em cursos de panificação e confeitaria, encanador e eletricista

'Vou voltar para sociedade com a sabedoria que ninguém pode nos tirar', disse um formado.

Por Redação 608
Comentários (0)

26/05/2023 09h08 - Atualizado há 11 meses
Os cursos foram ofertados para oito unidades penais do Estado.

Com intuito de contribuir com a reintegração social por meio da qualificação profissional, foi realizada nesta quarta-feira (24), a formatura de 38 de custodiados nos cursos de Panificação e Confeitaria, Encanador Hidráulico e Eletricista. A cerimônia aconteceu na Unidade Penal Regional de Palmas e contou com a presença de parceiros no desenvolvimento das atividades da Polícia Penal.

Durante o evento, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, parabenizou os formandos e reforçou a importância de capacitações como essa. “O objetivo do Governo do Tocantins em qualificar vocês é ofertar mais oportunidades, mesmo estando privados de liberdade, vocês vão sair preparados para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Os cursos foram ofertados para custodiados das unidades penais de Cariri, Colmeia, Colinas, Augustinópolis, Dianópolis, Guaraí, Arraias e Palmas. Eles fazem parte de uma série de capacitações articuladas pela gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso, como explicou o gerente do setor, Dilson Júnior.

“Graças ao trabalho desenvolvido e aos parceiros que sempre contribuem com nossas atividades, estamos conseguindo ofertar diversas capacitações. Por isso, reforço que vocês custodiados devem aproveitar essas oportunidades, pois vocês são peças integrantes da sociedade”, afirmou.

Cerimônia

“Já participei de outros cursos e hoje me formo em eletricista e encanador predial, mesmo estando aqui, eu sei que vou voltar para sociedade com a sabedoria que ninguém pode nos tirar”, contou J.F.F, orador de uma das turmas.

Durante o relato, o custodiado também contou sobre a oportunidade de poder participar da Agrotins graças às capacitações realizadas no Sistema Penal e emocionou um dos privados de liberdade que também estava se formando. Outro momento marcante foi o de apresentação dos presos que participam de projeto musical na Unidade Penal Regional de Palmas.

A cerimônia foi conduzida pela monitora de projetos da New Life, Nayana Belém e contou com autoridades como o gerente de Administração e Operações, Cleber Solano, representando o superintendente do Sistema Penal, Rogério Gomes; a defensora pública Napocione Póvoa; a represente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Andrea Monteiro; representante da Polícia Militar, tenente Coronel Cândido, além de representantes da Secretaria da Industria, Comércio e Serviços (Sics), Marcondes Martins, Odilon Coelho e Geanny Pinheiro.

Cursos

Ao todo, foram capacitados 15 custodiados da Unidade Penal de Cariri, no curso de panificação e confeitaria e 23 das unidades penais de Colmeia, Colinas, Augustinópolis, Dianópolis, Guaraí, Arraias e Palmas, em encanador hidráulico e eletricista.

A cerimônia também contou com apresentações artísticas dos custodiados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.