Dia D de Vacinação

Mais de 400 doses de vacinas são aplicadas durante mutirão em escolas públicas de Araguaína

Ação continuará nas creches e escolas municipais e estaduais até o dia 19

Por Redação
Comentários (0)

15/04/2024 10h13 - Atualizado há 2 semanas
Vacinação para atualizar cartão das crianças e adolescentes em Araguaína.

Notícias do Tocantins - Com a semana tomada por compromissos, a professora Marta Soares foi uma das primeiras a chegar na Escola Municipal Dr. César Belmino Evangelista, no Setor Tereza Hilário, para atualizar a carteira de vacinação do filho Miguel Soares, de 11 anos.

O jovem fez parte dos centenas de estudantes atendidos pelo mutirão de vacinação escolar realizado pela Prefeitura de Araguaína no último sábado (13/04), em nove unidades de ensino da cidade.

Trouxe o Miguel para vacinar contra meningite, porque acho extremamente importante manter o cartão de vacina atualizado, garantir um futuro saudável e que não atrapalhe o desenvolvimento e crescimento dele”, disse Marta.

A agente de saúde Maria Nascimento aproveitou a oportunidade para vacinar seu sobrinho Alex Nascimento, de 14 anos, contra o tétano. Segundo a tia, a iniciativa de vacinação do município foi excelente porque oferece gratuitamente a vacina que no particular tem um valor elevado.

E o que ajudou demais também é porque a escola fica mais perto da nossa casa, então dá mais agilidade para a gente, fica mais fácil”, comentou Maria.

Agora o jovem Alex diz que se sente mais seguro para brincar sem ter medo de que algum possível machucado deixe ele doente. “Estou feliz, pois vou conseguir me divertir e ter a certeza de que nenhum arranhão ou machucado vai me infectar com o tétano”, afirmou.

Mais sobre a ação

Segundo a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samilla Braga, as escolas foram escolhidas como o centro da campanha pela grande representatividade que têm na conscientização sobre a importância das vacinas e pela localização estratégica junto às comunidades.

Nesse mutirão, escolhemos a dedo nove escolas que nos permitiram um alcance maior do nosso público-alvo, aumentando a cobertura vacinal na cidade, protegendo cada vez mais pessoas de doenças que até então estavam erradicadas ou sob controle, mas que sempre podem voltar se não tivermos o devido cuidado”, disse Samila.

Mais de 400 doses de diversas vacinas foram aplicadas em crianças e adolescentes durante o mutirão. Conforme conta a enfermeira Marcela Menezes, a procura pelo serviço foi significativa e as vacinas mais procuradas foram do HPV e a Meningocócica ACWY.

A Meningocócica protege os jovens de 11 a 14 anos contra as formas de meningite, que é uma doença grave que pode levar à morte, e a HPV protege contra as formas cancerígenas do vírus, que é uma doença de transmissão sexual”, explicou Marcela.

O mutirão abrangeu todas as doses disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação, destinadas a crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação continuará em creches e escolas municipais e estaduais até dia 19 e as vacinas também estão à disposição da população nas 22 UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Araguaína.

O projeto Saúde nas Escolas é uma colaboração entre os ministérios da Saúde e da Educação, coordenada pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde. O propósito do projeto é garantir que os jovens tenham suas carteiras de vacinação atualizadas, principalmente em relação às doses da Poliomielite inativada, Poliomielite oral, Pentavalente e Tríplice Viral para crianças de dois meses a menores de cinco anos; Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica ACWY.

Vacinação também está à disposição da população nas 22 unidades básicas de saúde.
Saúde nas Escolas é uma colaboração entre os ministérios da Saúde e da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.