Educação

Escola municipal ganha novo prédio com arquitetura moderna para atender 480 crianças em Araguaína

Projeto focou na acessibilidade, climatização e sustentabilidade.

Por Redação 827
Comentários (0)

09/04/2024 09h34 - Atualizado há 3 semanas
O prédio fica no Setor Patrocínio

Notícias do Tocantins – A Prefeitura de Araguaína entregou o novo prédio da Escola Municipal Arnon Leal, localizada no Setor Patrocínio. A estrutura foi construída com recursos do Tesouro Municipal, na ordem de R$ 2,4 milhões, e é a primeira construída no novo formato arquitetônico desenvolvido pelo Município priorizando modernidade, acessibilidade, climatização e sustentabilidade.

O prédio tem capacidade para receber 480 crianças e possui oito salas de aula, bloco administrativo, cozinha moderna, banheiros adaptados, área de serviço, entre outros espaços. Durante a inauguração, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, destacou que o objetivo do novo prédio é promover mais conforto e funcionalidade para todos que utilizam.

“Estamos entregando mais um espaço educacional completo e com padrão de excelência do município, perfeito para trabalhar e aprender”, afirmou o prefeito.

Novo modelo de construção municipal 

A construção da Escola Municipal Arnon Leal foi pensada para ampliar os espaços e atender melhor às demandas de alunos, professores e servidores da unidade. A secretária da Educação, Elizângela Moura, ressaltou que a escola possibilitará uma melhoria no ensino e aprendizagem para a comunidade escolar.

“Com ampliação dos ambientes, essa nova escola trará conforto, bem-estar e tudo que as nossas crianças precisam para que de fato tenham prazer de conviver e aprender nesta unidade de ensino”, disse a secretária.

Suellen Santos, diretora Escola Arnon Leal, compartilhou que a entrega da nova unidade é uma experiência única para toda a comunidade. “Estivemos envolvidos em cada etapa, afinal é o nosso prédio, e hoje ver o sorriso estampado nos rostos das crianças, além da alegria evidente na comunidade, é uma satisfação indescritível para nós. Sem dúvida, essa iniciativa foi fundamental para aprimorar o ambiente educacional e contribuir para o desenvolvimento de cada aluno que frequenta esta escola”, expressou a diretora.

Atividades extraescolares

Para Manoela Fonseca, de 10 anos, que cursa o 5º ano do ensino fundamental na escola, a semana começou mais feliz com a entrega do novo prédio. “Eu amei a minha nova escola, agora ela está bem espaçosa, bonita e com novas atividades, como a capoeira, que comecei a fazer agora”, contou a aluna.

Além das aulas no período matutino, até o final deste mês de abril, a Escola Municipal Arnon Leal vai ofertar aos seus alunos atividades extraescolares no período vespertino, como capoeira, balé e reforço escolar.

Leiliane Silva, mãe do aluno Márcio, que estuda há alguns anos na escola, ficou contente ao conhecer os novos ambientes, móveis e equipamentos do novo prédio. “Tenho certeza de que, com essas novas melhorias, meu filho vai poder se desenvolver ainda mais aqui na escola, principalmente com o conforto e as novas atividades que o prédio pode proporcionar”.

Ampliando a educação

A Prefeitura está construindo novas unidades escolares, como a escola municipal no Setor Santa Luzia, a de tempo integral na Vila Azul, outra Setor Araguaína Sul II e mais duas nos assentamentos Manoel Alves e Paraíso. Além disso, mais unidades estão sendo revitalizadas por meio da aquisição de mobiliários e brinquedos, como a creche do Setor Costa Esmeralda, que receberá um novo parquinho para os alunos.

Sobre o homenageado

Nascido em 13 de dezembro de 1941, Arnon Ferreira Leal teve sua primeira passagem por Araguaína, ainda Estado de Goiás, em 1963, como topógrafo na abertura da estrada que ligava nossa cidade à Filadélfia. Em 1966, fixou residência e atuou na criação das principais avenidas e vias da cidade, além das estradas até Araguaína, Colinas, Arapoema, Muricilândia, entre outras. Foi autor do primeiro Plano Diretor de Araguaína e projetou as primeiras residências do município.

Arnon foi membro fundador do Rotary Club Araguaína e foi eleito vereador para os mandatos 1972-1976 e 1978-1982. Foi casado com Nilza Martins Leal e teve quatro filhas: Nilar, Jeruza, Beatriz e Rosane. Arnon Ferreira Leal faleceu em 1990, aos 48 anos.

Escola Municipal Arnon Leal vai ofertar aos seus alunos, atividades extraescolares no período vespertino, como capoeira
Diretora da escola Suellen Santos
O prédio tem capacidade para receber 480 crianças do Setor Patrocínio e bairros vizinhos
Aluna Manoela Fonseca disse que amou a nova escola

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.