Meio ambiente

Mais de 6 toneladas de lixo são retiradas de praias e ilhas de Araguanã em campanha da Aciara

Ação tem levado informações aos 150 acampamentos cadastrados pela prefeitura.

Por Redação
Comentários (0)

09/07/2024 16h05 - Atualizado há 5 dias
Agentes e militares ambientais durante ação na praia de Araguanã.

Notícias do Tocantins -  A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) deu início à campanha 'Praia Limpa – Praia Viva' no último final de semana de junho, nas praias banhadas pelo Rio Araguaia, em Araguanã.

As ações de limpeza e educação ambiental somaram-se à campanha “Praia Limpa é mais bonita” lançada pela prefeitura para a temporada 2024.

Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e Naturatins percorreram as praias de Araguanã, Ilha Grande, Ilha do Jardene, Ilha do Amor e a Praia do Escapole. A ação tem levado informações aos visitantes dos 150 acampamentos cadastrados pela prefeitura. Alguns dos temas tratam sobre a destinação correta de resíduos sólidos, o uso de materiais recicláveis e não jogar restos de comida na água. Também foram feitas fiscalizações de combate à pesca predatória. O Naturatins fez apreensão de uma tarrafa e uma malhadeira de pesca.

“A campanha fortalece as parcerias na conservação e educação ambiental. O projeto da Aciara vem agregar com as campanhas que já temos no município para que a nossa cidade seja bem cuidada, para que os turistas tenham conscientização sobre a responsabilidade de cuidar do seu lixo e não deixar na praia, assim como desmontar a sua barraca”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Patrick Rangel.

De acordo com o secretário, a limpeza das praias é diária. Em uma semana de atividade, 980 sacos de lixo foram usados pelos voluntários, totalizando cerca de 6 toneladas de resíduos retirados de praias e ilhas.

Parceria

Além da Prefeitura de Araguanã, a campanha é realizada em parceria com as prefeituras de Araguaína, Babaçulândia e Xambioá. Também são parceiros a Polícia Ambiental, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Naturatins, Sebrae, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Energisa.

Para o Comandante da 2º Cia do BPMA - Batalhão Ambiental, o capitão Edilson Pinheiro de Sousa, o trabalho de parceiros tem gerado resultados positivos como a redução do lixo e a conscientização ambiental de turistas.

“O BPMA é parceiro do projeto Praia Limpa-Praia Viva a mais de uma década e atua na educação ambiental e patrulhamento das praias. A avaliação sobre o resultado do projeto é muito positiva porque nos arrastões de limpeza tem diminuído bastante a quantidade de lixo recolhida pelos parceiros”, destaca o comandante.

Os parceiros também realizam palestras com barqueiros e barraqueiros sobre o uso adequado da energia na praia, equipamentos de segurança, limpeza dos locais e atendimento aos visitantes.

Para a Diretora de Assuntos Ambientais da ACIARA, Julianne Carneiros, fortalecer o turismo ecológico, onde geração de renda e preservação andam juntas, só é possível com apoio de órgãos públicos. “O que nós temos visto com o projeto é que existe o comprometimento dos municípios em fortalecer estratégias ambientais, como o bom atendimento aos turistas e a manutenção das praias limpas porque o turismo com responsabilidade gera renda para comunidade local”, apontou Julianne.

Equipes percorrem os pontos onde turistas estão ficando.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.