Balanço social

Em livro, Hospital Dom Orione divulga balanço e destaca 63% dos atendimentos pelo SUS em 2022

Unidade apresentou Balanço Social e Apostólico do ano passado.

Por Rodrigo Martins | Ascom HDO
Comentários (0)

12/04/2023 09h44 - Atualizado há 1 ano
Apresentação do Balanço Social e Apostólico do HDO em Araguaína.

A maior obra de caridade Orionita do mundo e o maior hospital filantrópico do Tocantins, lançou a edição 2022 do seu Balanço Social e Apostólico. Para apresentar para a sociedade o resultado dos trabalhos desenvolvidos no ano, o Hospital Dom Orione promoveu um evento reunindo lideranças políticas e religiosas de Araguaína.

O evento foi realizado nesta terça-feira (11/4), no Auditório do Colégio Santa Cruz, durante o 3º Encontro das Obras Orionitas de Araguaína.

O Balanço Social e Apostólico 2022 do Hospital Dom Orione é um livro de 80 páginas que reúne um pouco do muito que foi construído no decorrer do ano. “Procuramos a melhor metodologia para apresentar o que foi feito e, de modo didático, detalhamos a dimensão filantrópica, que chamamos de Balanço Social, e enfatizamos as principais ações evangelizadoras, que chamamos de Balanço Apostólico”, destaca o diretor presidente, Padre Bruno Rodrigues.

Além de integrar o Sistema Único de Saúde, o Hospital Dom Orione faz parte da Pequena Obra da Divina Providência. A congregação, fundada por São Luís Orione, conta com 300 obras sociais espalhadas em 30 países. Durante o evento, esteve presente o líder mundial da Congregação Orionita, Padre Tarcísio Vieira. O superior geral, que veio de Roma, ficou admirado com o trabalho desenvolvido pelo hospital.

Quantas pessoas distinguem o Hospital Dom Orione pelo seu atendimento, pela sua acolhida. Isto é mérito de todos, desde o profissional da porta de entrada, até o profissional da sala cirúrgica, do consultório, do escritório, todos são envolvidos na cura integral, total dos pacientes”, frisou Padre Tarcísio. “O que desejo a vocês nesse hospital é que tenham consciência da missão bonita que vocês receberam de Deus”, completou.

Também este presente o bispo da Diocese de Araguaína, Dom Giovane Pereira de Melo. O epíscopo elogiou o resultado dos serviços prestados pelo Hospital Dom Orione. “Fico muito feliz de ver que o carinho, a humanidade, o gesto do amor tornado ações, tornado obras, se concretiza no atendimento, no cuidado, na presença de cada um dos servidores deste hospital”, enfatizou.

Filantropia

O Hospital Dom Orione é uma entidade filantrópica credenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) como entidade beneficente de assistência social com a finalidade de prestação de serviços na área da saúde. No ano de 2022, 63,67% dos atendimentos da unidade foram destinados para os usuários do SUS.

O atendimento beneficia pacientes do Tocantins, Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão. Dentre as especialidades atendidas pelo SUS, destacam-se a Obstetrícia, a Neonatologia e a Cirurgia Cardíaca. Pelo SUS também são realizados outros atendimentos, como cirurgias diversas, exames e serviços de diagnóstico e terapia.

Principais atendimentos realizados para pacientes SUS em 2022:

- Internações: 11.898

- Partos: 5.622

- Pronto Atendimento Obstétrico: 21.124

- Bebês atendidos na UTI Neonatal: 1.626

- Consultas: 6.379

- Cirurgias: 416

- Procedimentos Cardiovasculares: 1.070

- Exames de Imagem: 42.960

- Exames de Laboratório: 140.895

- Anatomia Patológica: 2.109

- Mães acolhidas na Casa da Gestante: 485

- Fraldas produzidas na fábrica da unidade: 170.794

Confira o Balanço Social e Apostólico 2022 na íntegra.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.