Atendimento

Quase 80% das crianças atendidas no PAI deveriam ser direcionadas às UBS de Araguaína

Prefeitura orienta sobre quando procurar Pronto Atendimento Infantil.

Por Redação
Comentários (0)

28/03/2022 11h20 - Atualizado há 2 anos
Maioria dos atendimentos feitos no PAI deveriam ter sido encaminhados para unidades de saúde.

O Pronto Atendimento Infantil (PAI), nova unidade de serviço de urgência e emergência para as crianças de Araguaína e região, registrou uma alta procura nos primeiros sete dias de funcionamento. 

Conforme um levantamento do ISAC (Instituto de Saúde e Cidadania) que gerencia o local, mais de 79% dos atendimentos realizados poderiam ser direcionados para as UBS (unidade básica de saúde).

Como o PAI é uma novidade e exclusivo para crianças, os pais optaram por trazer seus filhos mesmo sendo um caso que deveria receber o acompanhamento na unidade de saúde mais próxima da casa da família”, explica Meire Fonseca, superintendente do ISAC.

Ao todo foram 766 atendimentos realizados e, desses, 610 receberam a classificação de pulseiras azuis e verdes, que são casos que podem esperar mais tempo e são de urgência menor. Além disso, a média diária de atendimentos pediátricos quase dobrou em relação aos atendimentos antes realizados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

QUANDO PROCURAR O PAI

Alguns sintomas devem ser levados em consideração na hora de escolher entre o atendimento especializado do PAI ou ir até a uma UBS mais próxima.

Crianças de até 11 anos com critério de urgência e emergência são atendidas no PAI. “Os responsáveis devem ficar atentos com sintomas como febre que não baixa, fraqueza, diarreia, desidratação, reações alérgicas intensas, problemas respiratórios e intoxicação são sinais de alerta e de necessidade de um atendimento mais especializado”, explica a coordenadora da Pediatria do PAI, Amanda Gonçalves.

Casos como acidentes ou quedas que causem ferimentos profundos, queimaduras graves também devem ser tratadas como emergências médicas.

Além de ficar atento aos sintomas, a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, reforçou sobre seguir outras medidas de segurança quando chegar no PAI, para ser atendido. “É importante levar apenas um acompanhante e assim evitar aglomeração de pessoas, recepção ou calçadas da unidade. É mais seguro e confortável para os pacientes”, explicou a secretária.

ATENDIMENTO NAS UBS

As UBS são a porta de entrada preferencial do SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo é atender os problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. A mesma faixa etária atendida no PAI também recebe os serviços das unidades.

Em uma UBS é possível ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas às crianças como fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser avaliado para encaminhamento com especialista.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção das UBS Araguaína Sul e Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), que atendem das 7 às 19 horas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.