Pandemia

Com decreto ineficaz e avanço da covid-19, Palmas caminha para liberação total do comércio

Os ônibus do transporte coletivo já circulam com 100% da capacidade há meses.

Por Conteúdo AF Notícias 830
Comentários (0)

31/08/2020 11h40 - Atualizado há 3 anos
As medidas adotadas pelo município desde o início da pandemia parecem não ter surtido nenhum efeito

Mesmo com aumento expressivo de casos de covid-19 em Palmas, que registrou elevação superior a 100% apenas em agosto, o decreto municipal que reduziu o horário de funcionamento do comércio não deverá ser prorrogado. A medida vence nesta segunda-feira (31 de agosto).

Instituído no último dia 13 de julho, o decreto determina que todo estabelecimento comercial considerado de natureza não essencial deverá fechar as portas das 20h às 05h, durante todos os dias da semana.

São considerados essenciais os serviços médicos e hospitalares, farmácias e laboratórios, serviços funerários, serviços de táxi e aplicativos, transporte de cargas (principalmente gêneros alimentícios), serviços de telecomunicação, serviços de delivery e postos de combustíveis, sem o funcionamento das lojas de conveniência.

Ineficaz

Na prática, o decreto se mostrou ineficaz diante da falta de colaboração da população. As equipes de fiscalização flagraram muitos estabelecimentos funcionando fora do horário permitido e diversas aglomerações.

Segundo informações apuradas, como tais medidas não surtiram, na prática, o efeito desejado (conter o avanço da pandemia), a prefeitura não deve prorrogá-las novamente.

Pressão

Além disso, segundo fontes consultadas pela reportagem, há uma pressão muito forte por parte de comerciantes para que o funcionamento seja completamente liberado para todos os seguimentos. Encabeçam o movimento donos de bares, restaurantes e empreendedores do setor de eventos.

Lockdown

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) já cogitou decretar lockdown, mas não obteve apoio dos gestores das cidades circunvizinhas e agora teme que essa medida drástica possa prejudicar seus planos de reeleição. Além disso, não há indicações técnicas para decretação de medidas mais rígidas.

Epicentro

A capital já registrou 12.258 casos de covid-19. Destes, 6.212 já se recuperaram e 89 faleceram por complicações da doença, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.