UFT

Mestrado coordenado pela Fiocruz abre vagas no Tocantins; UFT tem Ciências Florestais

Resultado final será divulgado dia 24 de fevereiro

Por Redação 656
Comentários (0)

31/01/2022 09h39 - Atualizado há 2 anos
Mestrado em Saúde da Família

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está oferecendo 8 vagas para o Mestrado Profissional em Saúde da Família, voltadas para profissionais das áreas de Enfermagem, Medicina e Odontologia.

O Mestrado, que é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é oferecido por uma rede nacional formada por 26 instituições públicas de ensino superior, entre elas a UFT. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro de 2022.

Podem participar do processo de seleção, candidatos que possuam diploma de curso superior em Medicina, Enfermagem ou Odontologia reconhecidos pelo MEC e que tenham registro no respectivo Conselho Regional e Federal. Além disso, os interessados também devem atender a um dos seguintes requisitos: ser docente da graduação e/ou residência em Medicina da Família e Comunidade ou residência multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas de ensino superior; ser preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou graduação em uma das três áreas  em instituições públicas de ensino superior, ou ainda, ser profissional com atuação na Atenção Básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família e na gestão no âmbito do SUS. 

Como realizar as inscrições?

As inscrições são gratuitas e seguem um modelo específico. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponível no edital, e enviar pelos Correios, via Sedex 10 para o endereço: Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO-14, Protocolo da Reitoria - Bloco IV, sala 5, térreo. Plano Diretor Norte/ 77001-090 Palmas/TO.

Os candidatos também devem enviar juntamente com o formulário os seguintes documentos: uma foto 3x4 atualizada, cópias da carteira de identidade e CPF, cópia da carteira do CRM/CFM, COREN/COFEN e CRO/CFO (frente e verso) ou documento que comprove a inscrição regular no específico conselho profissional, currículo Lattes atualizado e cópia do diploma de graduação. 

Também é necessário enviar o Histórico escolar da graduação, cópia da comprovação de proficiência em inglês, caso possua (o candidato que não possuir este documento, pode comprovar a proficiência na primeira etapa do processo seletivo, por meio de uma prova online de inglês), declaração do gestor da instância do SUS correspondente à atuação profissional e/ou coordenador  do curso de graduação ou residência médica, comprovando o vínculo empregatício do candidato, o tempo na instituição e o cargo que ocupa na gestão, assistência ou ensino, dando ciência da participação do candidato no processo seletivo e da necessidade da liberação do mesmo para as atividades do mestrado.

Os candidatos devem enviar ainda a proposta preliminar de trabalho e a carta de intenção, escrita em no máximo duas páginas. Toda documentação exigida deve ser enviada dentro do prazo de inscrição. Nas localidades onde o serviço de SEDEX 10 não estiver disponível, os candidatos devem enviar os documentos via SEDEX com a data de postagem até 14 de fevereiro.  

Etapas do processo seletivo

A documentação fornecida pelos candidatos será analisada pela Coordenação Acadêmica Institucional, que emitirá o parecer de deferimento ou indeferimento das inscrições. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 24 de fevereiro e os candidatos que tiverem as inscrições aceitas, seguem para as etapas de seleção.

O processo seletivo terá quatro etapas, e em cada uma delas os candidatos receberão uma nota na escala de 0 a 10.  A primeira etapa é eliminatória e consiste em uma prova de inglês que será aplicada no dia 21 de março de 2022. A prova será online e vai avaliar a capacidade de leitura e interpretação do candidato. A nota mínima para a aprovação nesta etapa é 6,0.

A segunda etapa é de cunho eliminatório e classificatório e terá peso dois. Esta fase consiste na análise do currículo Lattes do candidato e dos documentos comprobatórios. A nota mínima para a aprovação nesta fase é 2,0 e serão classificados para a próxima etapa os 32 candidatos mais bem colocados. O resultado da análise curricular será divulgado no dia 05 de abril.

Já a terceira etapa é classificatória e será dividida entre a análise da proposta preliminar de trabalho e da carta de intenção. Ambas terão peso 02 e serão classificados para a próxima etapa os 24 candidatos melhores posicionados.  O resultado desta etapa será divulgado no dia 25 de abril.

A quarta e última etapa também é classificatória e consiste em uma prova oral baseada na carta de intenção, na proposta preliminar de trabalho e na compreensão dos conceitos primordiais referentes à atenção, à educação e à gestão na Atenção Primária e na Saúde da Família. A avaliação será aplicada via meio eletrônico entre os dias 09 e 13 de maio. Nesta etapa do processo seletivo serão considerados os seguintes critérios: capacidade de argumentação e coerência, além da análise da experiência na docência, preceptoria e no trabalho no âmbito da atenção primária e na Saúde da Família. O peso desta fase é igual a 4 e o resultado será publicado no dia 23 de maio.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 13 de junho de 2022 e os candidatos aprovados devem realizar as matrículas entre os dias 20 de junho e 20 de julho de 2022. As aulas se iniciam no dia 05 de agosto e serão ministradas no modelo semipresencial.

É importante ressaltar que, por se tratar de um processo seletivo que envolve várias instituições, os candidatos devem se atentar para as especificidades do processo de seleção. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Coordenação Acadêmica Institucional pelo e-mail profsaude@uft.edu.br.

Para acompanhar o cronograma, ter acesso a mais informações sobre o processo seletivo e ao formulário de inscrição, consulte o edital.

MESTRADO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS

O progama de mestrado gratuito em Ciências Florestais e Ambientais (PGCFA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu inscrições nesta segunda-feira (31) para o preenchimento de 15 vagas. Os melhores colocados no processo de seleção serão beneficiados com bolsa. 

O mestrado tem como área de concentração Ciências Florestais e Ambientais, e os candidatos podem escolher uma das seguintes linhas de pesquisa:

  • Conservação e gestão de recursos naturais;
  • Manejo e silvicultura florestal.

As inscrições estarão abertas até o dia 11 de fevereiro. De forma totalmente online, os candidatos devem enviar todos os documentos solicitados no item 4.6 do edital para o e-mail pgcfa@uft.edu.br, conforme as instruções do item 4.4. O edital está disponível aqui.  A taxa é de R$ 100, que deverá ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU.

A divulgação da homologação das inscrições está prevista para o dia 14 de fevereiro e o resultado final será divulgado até o dia 24 de fevereiro.

Mais informações podem ser conferidas no Edital n° 011/2021, disponível na página do Programa.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.