'Não olhe para cima'

Meteoro é visto por moradores de dois estados; fenômeno é analisado por especialistas

Queda foi registrada e divulgada nas redes sociais.

Por Redação | Conteúdo AF Notícias 1.140
Comentários (0)

15/01/2022 10h12 - Atualizado há 2 anos
A queda do meteoro foi registrada em várias cidades de Minas Gerais e Goiás.

Registrar a queda de fragmentos de um meteoro é bastante difícil, mas na noite desta sexta-feira (14/01) vários moradores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além do interior de Goiás,  viram a entrada de um meteoro na atmosfera da Terra por volta das 21h30.

O fenômeno foi relatado nas redes sociais por moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis, Perdizes e Goiandira (GO). Foram iniciados estudos para analisar o local da queda.

O coordenador do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, Gilberto Dumont, afirma que estações de outros estados também registraram a entrada.

Em Patos foi visto também, porém não ouviram o barulho, provavelmente pela distância. Alguns colegas que possuem estação de registro de meteoros também já postaram no grupo. Até uma estação em Bauru (SP) chegou a registrar, porém, bem próximo ao horizonte. Pelo brilho e pelo barulho, alguns colegas já trabalham com a hipótese que algum fragmento tenha chegado ao solo”, afirma Gilberto.

Conforme o coordenador, profissionais do Brazilian Meteor Network (Bramon) – Rede Brasileira de Observação de Meteoros – já estão juntando as imagens para calcular através da triangulação a rota e traçar a possível região da queda.

VEJA AS IMAGENS DA QUEDA DO METEORO GRAVADO POR CÂMERAS DE SEGURANÇA NAS CIDADES:

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.