DESCARGA ATMOSFÉRICA

Morador faz registro impressionante de queda de raio no interior do Tocantins; veja imagens

Mais de 4,3 milhões de raios caíram no Estado somente neste ano.

Por Eduardo Azevedo 548
Comentários (0)

12/12/2023 18h38 - Atualizado há 4 meses
Tocantins já ultrapassou a marca de 4,3 milhões de raios em 2023

Durante o último fim de semana, a cidade de Arraias, no sudeste do Tocantins, presenciou fortes chuvas, ventos e inúmeras descargas atmosféricas. Em meio ao intenso cenário climático, um morador registrou o momento em que um raio caiu próximo a um posto de combutíveis, deixando um clarão no céu.

O vídeo viralizou nas redes sociais e ascendeu um alerta sobre a necessidade de cuidados durante as chuvas no Tocantins.

Em 2023, o estado do Tocantins tem enfrentado um aumento expressivo no número de descargas atmosféricas, ultrapassando a marca de 4,3 milhões de raios. Esse padrão atípico está vinculado à influência do fenômeno El Niño na região, causando oscilações climáticas acentuadas, caracterizadas por períodos de calor extremo intercalados com chuvas intensas.

O mês de novembro se destacou com um volume recorde de 1.046.255 descargas atmosféricas, o maior registrado para esse período nos últimos cinco anos. O ápice desse fenômeno ocorreu em 26 de novembro, com um recorde de 110.783 raios registrados em um período de 24 horas. Os dados foram divulgados pela Energisa, que possui uma parceria com a NetClima.

A análise comparativa do histórico de descargas atmosféricas revela uma evolução nos últimos anos: em 2019, foram contabilizados 2.182.732 raios; em 2020, esse número subiu para 2.533.330; em 2021, alcançou 3.488.190; em 2022, atingiu 3.424.654; e, finalmente, em 2023, até novembro, o estado totalizou 4.310.378 de descargas atmosféricas.

Autoridades meteorológicas e órgãos de segurança alertam para a importância de precauções durante as tempestades elétricas. Recomenda-se evitar áreas abertas durante esses eventos, procurar abrigo em locais seguros e desconectar equipamentos eletrônicos das tomadas.

Para evitar acidentes relacionados a descargas elétricas dentro ou fora de casa, principalmente agora com o início do período chuvoso, a Energisa, fez as seguintes recomendações:

  • Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
  • Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
  • Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
  • Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
  • Não utilize chuveiro (secador, chapinha etc);
  • Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
  • Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
  • Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
  • Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
  • E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.