Reclamação

Matagal em lotes baldios esconde unidade de saúde em Araguaína; donos serão multados

Após a denúncia, a prefeitura vai limpar os lotes e multar os proprietários.

Por Márcia Costa/Conteúdo AF Notícias 1.228
Comentários (0)

05/01/2022 16h55 - Atualizado há 2 anos
De longe a UBS fica praticamente escondida por causa do mato alto

O enorme matagal que tomou conta dos imóveis que ficam ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Senador Benedito Vicente Ferreira, no setor José Ferreira, em Araguaína, tem gerado insegurança para os usuários do sistema público e preocupação para a comunidade.

O prédio da UBS está praticamente escondido em razão do mato alto nos dois lotes das laterais. Um morador relatou que o local está sendo utilizado como esconderijo para usuários de drogas, criminosos e pessoas em situação de rua. Os imóveis são particulares.

"Sou morador do Jardim dos Ipês e sempre que preciso de atendimento médico vou à UBS, porém, está complicado ficar na porta esperando abrir para ser atendido. Dias atrás cheguei umas 06h20 e quase fui assaltado enquanto esperava abrir a unidade. Os usuários de drogas estão utilizando os lotes baldios. Tentei falar com vários órgãos da prefeitura para solicitar a limpeza, mas nunca consegui resposta", reclamou.

O morador também demonstrou preocupação com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, bem como de insetos e roedores.

"Entendo que o lote é particular, mas não pode deixar uma UBS ficar naquele estado. No meio de tanto mato, causando insegurança, medo, e fora a água parada que deve ter naqueles lotes. O município tem autonomia para enviar uma máquina e fazer a roçagem, depois enviar a despesa para o responsável. O que não dá é deixar os usuários na insegurança por medo de marginais, cobras e mosquito da dengue", cobrou o morador.

Donos de Lotes Serão Multados

Questionada sobre o problema, a Prefeitura de Araguaína informou que uma equipe da Secretaria da Infraestrutura vai até o Setor José Ferreira verificar as condições dos terrenos e lotes baldios, para definir o trabalho de limpeza.

Conforme a prefeitura, tanto o serviço de roçagem quanto de coleta e transporte serão cobrados dos proprietários e ainda haverá aplicação de multa no valor de R$ 300. Os valores são tabelados em contrato firmado com a empresa e podem ser consultados no Diário Oficial nº 2.310.

A prefeitura afirmou que alguns locais da cidade já estão programados para limpeza e a própria comunidade pode ajudar na fiscalização. A população deve fazer a denúncia diretamente ao Demupe (Departamento Municipal de Posturas e Edificações), por meio dos telefones: 3411-5639 ou 99949-5394 (WhatsApp).

Moradores que buscam atendimento na UBS estão com medo, devido a insegurança.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.