65 anos

Moradores de vila antiga e esquecida recebem asfalto e regularização de imóveis em Araguaína

Vila Bandinha é o nome popular de uma parte do Setor Coimbra.

Por Redação 905
Comentários (0)

13/11/2023 09h06 - Atualizado há 5 meses
Inauguração de pavimentação asfáltica e entrega de títulos na Vila Bandinha

A programação de aniversário dos 65 anos de Araguaína começou beneficiando alunos da rede municipal de ensino do setor Costa Esmeralda e moradores dos setores Coimbra e Carajás com a entrega da reforma de uma escola municipal, de obras de pavimentação e títulos de regularização fundiária. Os eventos seguem até o final deste mês.

Com a presença do prefeito Wagner Rodrigues, comunidade local, vereadores, secretários e servidores, as comemorações iniciaram com a reinauguração da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda, na última sexta-feira (10). A unidade atende 622 alunos e, nos últimos 10 meses, passou por uma revitalização para oferecer mais espaço e conforto para estudantes e servidores.

“Nossos alunos merecem o melhor e o sucesso dessa obra é coletivo, fruto de uma gestão que se preocupa com o povo, que tem zelo, é humana e acredita na educação”, afirmou a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura.

Muitas melhorias

A Escola Municipal Luiz Gonzaga recebeu uma nova rampa de acesso, passarela coberta, substituição do alambrado, nova pintura, troca dos portões, alteamento dos muros, reforma da cozinha, da quadra de esportes e mais três salas de apoio. Além disso, houve a substituição de toda a parte elétrica para atender a nova demanda dos aparelhos de ar-condicionado que a escola recebeu.

“Ficamos agradecidos por terem atendido o nosso pedido, pois estamos sempre buscando a qualidade do nosso ensino e entendemos que um ambiente melhor torna o processo de aprendizagem mais agradável”, contou o diretor da unidade, Francisco Nilson Viana.

Investimento para um futuro melhor

Durante a reforma, as aulas não foram interrompidas e uma força tarefa foi feita no período de férias. Os serviços de revitalização foram custeados pelo Tesouro Municipal com um investimento na ordem de R$ 924.101,45. Em seu discurso, o prefeito reforçou a importância da educação devidamente estruturada para o desenvolvimento da sociedade.

“É aqui onde tudo começa, se cargos são ocupados e salários alcançados é porque um dia passamos pela escola e tenho muito orgulho em dizer que cada dia mais estamos investindo em nossas escolas”, disse Wagner Rodrigues.

O asfalto chegou

Após a reinauguração da Escola Municipal Luiz Gonzaga, o destino foi a Vila Bandinha, nome popular de uma parte do Setor Coimbra, na divisa com o Bairro São João. O local está entre as sete obras de infraestrutura que serão entregues para a população de Araguaína neste mês de novembro. A prefeitura investiu nos serviços de drenagem, nova pavimentação e recapeamento em 11 ruas, além de calçadas acessíveis

As ruas São Sebastião, Vinte, Rui Barbosa, Três, Quatro e Cinco foram asfaltadas, enquanto os serviços de recapeamento foram para as ruas dos Pinheiros, Nove, Pau Brasil, Vereador Falcão Coelho até a Filadélfia e Rua Três. O investimento foi de R$ 3.334.425,38 com recursos do Tesouro Municipal.

Casa Legal

Durante o evento, muitas famílias tiveram um duplo motivo para comemorar. O aposentado Mário Menezes é um deles, porque, além da rua de sua casa asfaltada, ele recebeu o documento de regularização fundiária. “Quando eu cheguei aqui, há 12 anos, era só um buraco, muita poeira e lama. Com o asfalto, melhorou demais e todos esses benefícios foram dados pela prefeitura”, agradeceu o morador.

Ao todo, 58 moradores receberam o título de regularização fundiária por meio do Programa Casa Legal, 43 do setor Coimbra e 15 do Setor Carajás. “Eu defendo que tudo nessa vida precisa estar legalizado e estou muito feliz, pois é a casa onde eu criei os meus filhos e até hoje moro com a minha esposa”, conto o aposentado Pedro Marques.

“É um documento fundamental, porque garante o direito sucessório, ou seja, é possível passar de pai para filho”, disse a Corregedora-Geral da Justiça do Estado do Tocantins, a desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

O Programa Casa Legal é executado pela Prefeitura de Araguaína em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins e o Cartório de Registro de Imóveis. “Sem essa parceria, não conseguiríamos oferecer esse momento aos nossos araguainenses, que terão mais dignidade e o direito de dizer ‘Essa casa é minha’’’, agradeceu o prefeito.

Desde julho de 2021, quando foi criado, o Casa Legal já beneficiou mais de 1500 famílias dos setores Céu Azul, Itaipu, Jardim Esplanada, Araguaína Sul, Coimbra, Jardim das Flores e Vila Couto Magalhães com títulos de regularização fundiária.

“Fazemos um serviço em equipe, de porta em porta, e às vezes as pessoas assustam, mas quando elas entendem qual é o benefício, torna-se a realização de um sonho e é só felicidade”, destacou Vânia Souza Silva, superintendente de Planejamento e gestora do Programa Casa Legal.

Programação completa

13/11 (segunda-feira)
19h: Entrega asfalto no Setor Itatiaia

14/11 (terça-feira)
22h: Show com Barões da Pisadinha

17/11 (sexta-feira)
19h: Lançamento do branding turístico de Araguaína

20/11 (segunda-feira)
9h: Entrega da Av. Campos Elísios:

22/11 (quarta-feira)
18h: Entrega SCFV Novo Horizonte

27/11 (segunda-feira)
18h: Asfalto e drenagem no Setor Morada do Sol

30/11 (quinta-feira)
8h30: Entrega da UBS do Nova Araguaína

 “É aqui onde tudo começa, se cargos são ocupados e salários alcançados é porque um dia passamos pela escola e tenho muito orgulho em dizer que cada dia mais estamos investindo em nossas escolas”, disse Wagner Rodrigues.
 
“O sucesso dessa obra é coletivo, fruto de uma gestão que se preocupa com o povo, que tem zelo, é humana e acredita na educação”, afirmou a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura
 

A cozinha foi um dos locais da Escola Luiz Gonzaga que passou por reforma
 
O aposentado Mário Menezes é um dos moradores da Vila Bandinha que, além da rua de sua casa asfaltada, recebeu o documento de regularização fundiária

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.