Bairro JK

Construção de rede elétrica que abastecerá shopping em Araguaína gera polêmica por causa de escola

Parte da linha está prevista para passar ao lado de uma escola pública no Bairro JK.

Por Conteúdo AF Notícias 2.852
Comentários (0)

28/03/2024 15h15 - Atualizado há 4 semanas
Alguns postes já foram instalados no bairro.

Notícias do Tocantins - Moradores do Bairro JK, um dos mais antigos de Araguaína, estão preocupados com a instalação de uma rede elétrica de alta tensão que está sendo construída no setor. Segundo eles, a comunidade não foi informada sobre a obra e um dos maiores problemas é que a linha passará em frente a uma escola pública onde estudam mais de 500 crianças.

Segundo o morador do bairro e ex-vereador Leonardo Lima, todos foram surpreendidos já com a instalação dos postes. “Fomos surpreendidos meses atrás por alguns postes anormais, grandes. Corremos atrás de informações e ficamos sabendo que seria a instalação de uma rede de alta tensão dentro da comunidade. Em 2009 a gente lutou contra o ‘linhão da morte’ e agora fomos surpreendidos novamente com a instalação de uma nova rede de alta tensão”, afirmou.

Ele também falou sobre os problemas que a instalação da rede pode ocasionar para a comunidade. “São vários problemas, entre eles, a comunidade não ter sido consultada e o pior de todos, a rede de alta tensão passa quase em cima da Escola Ademar Vicente Ferreira, onde temos mais de 500 crianças estudando”, afirmou.

"Também sabemos que a radiação da rede de alta tensão prejudica a saúde dos moradores. Os acidentes são imprevisíveis e não vamos concordar com uma rede de alta tensão passando em cima de uma escola pública, correndo risco de acontecer qualquer tipo de acidente", ressaltou o morador.

Ainda segundo Lima, a comunidade é completamente contra o linhão e está disposta a lutar em todas as esferas para impedir essa obra. “A gente não é contra obra nenhuma na cidade. A gente quer que a cidade cresça e se desenvolva, mas que a Energisa consiga outra rota, que ela possa estudar uma nova rota para que a comunidade não seja impactada”, explicou o morador.

Após protestos da comunidade, a obra foi paralisada e foram realizadas duas reuniões para debater o problema. “A gente foi taxativo no sentido de que a Energisa estude uma nova rota. A comunidade não concorda de modo algum com a forma que está sendo conduzido o processo”, finalizou Lima.

Sobre a obra

A instalação da rede foi autorizada pela Secretaria de Infraestrutura de Araguaína, em dezembro de 2023 (segue abaixo ordem de Autorização nº 005/2023 SEINFRA).

O documento, assinado pelo secretário de Infraestrutura, Frederico Minharro Prado, autoriza a Energisa a executar a implantação e substituição de postes em concreto para as obras de melhoria da rede de distribuição de energia elétrica na Avenida Araguaci, entre a Rua Almirante Tamandaré e Avenida Araguanã/Av. Frimar; e na Av. Lontra, entre Rua Benjamin Constant e Rua São Luiz, ambas no bairro JK, e atendimento ao Lago Center Shopping.

Autorização dada pela Prefeitura de Araguaína para execução da obra

O objetivo da obra é o fornecimento de energia elétrica para o novo shopping da cidade de Araguaína que encontra-se em fase final de construção. Na justificativa para a instalação desta nova rede cita-se a geração de 700 empregos durante a construção e cerca de mil empregos diretos após a sua finalização. Também destaca que haverá maior valorização e desenvolvimento da cidade; mais oportunidades para lazer em Araguaína; e segurança no fornecimento de energia elétrica, com a recomposição de energia elétrica de forma mais rápida para o setor JK.

Nota da Energisa

"Sobre o projeto de expansão de rede no Bairro JK, em Araguaína, a Energisa esclarece que a obra visa a instalação de uma nova rede de Média Tensão de 13,8Kv, e tem como objetivo a melhoria na qualidade da energia entregue para a população, atendendo a demanda atual, além de possibilitar novos empreendimentos na região. 

A obra da nova rede teve início em outubro de 2023 e segue todas as normas técnicas e de segurança, conforme regulado pela Aneel. Um investimento total por volta de R$ 3 milhões.

Atualmente, a Distribuidora está em contato com a Gestão Pública do Município e representantes da comunidade para poder dar continuidade a execução do serviço. A previsão é que a obra seja retomada após acordo de ambas as partes.

A Energisa reforça seu compromisso com o Tocantins, atuando para entregar uma energia cada vez melhor e de forma constante, garantindo o desenvolvimento do Estado e conforto e segurança para todos os tocantinenses".

Rota da rede de alta tensão onde deve passar no bairro.
Um dos postes em uma das ruas onde passará a rota da rede de alta tensão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.