Luzimangues

Cartório do Distrito de Luzimangues já está em funcionamento; confira os serviços disponíveis

Cartório foi inaugurado nesta quarta-feira (21).

Por Redação 592
Comentários (0)

22/02/2024 08h58 - Atualizado há 2 meses
Distrito de Luzimangues agora conta com o 1º Tabelionato da região

Com 30 anos de existência e mais de 24 mil moradores, o Distrito de Luzimangues agora conta com o 1º Tabelionato da região. O Cartório foi inaugurado nesta quarta-feira (21/02), e já está em pleno funcionamento para os cidadãos.

A cerimônia que marcou a inauguração do 1º Tabelionato de Luzimangues contou com a presença de diversas autoridades e moradores do Distrito. Isadora Diniz, a tabeliã responsável pelo cartório, ressaltou sua felicidade em estar à frente da instalação dos serviços de registro em Luzimangues.

“Hoje o município de Porto Nacional já alcançou, segundo o último censo do IBGE, o 3º posto econômico, e Luzimangues com certeza ajudou o município a alcançar esta marca. Mesmo com este destaque econômico, a população daqui, precisava andar vários quilômetros para ter acesso a serviços básicos, como registro de assinaturas e agora poderá contar com nossos serviços para dar mais segurança nas transações aqui realizadas”, disse.

A Tabeliã lembrou ainda que a inauguração do cartório é fruto de uma longa batalha da comunidade e das lideranças locais, com o apoio conjunto do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa do Tocantins.

O coordenador dos Serviços Notariais e de Registro da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins, Wagner Santos participou da cerimônia representando a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Maysa Vendramini Rosal. Para Wagner a instalação do Tabelionato irá facilitar a vida dos moradores do Distrito. “Este cartório traz um marco fundamental para os moradores de Luzimangues, facilitando a vida de todos aqueles que desejam formalizar seus atos ou ações, seja por meio de autenticações de assinaturas ou para os empresários que precisam realizar algum protesto”, pontuou.

Geraldo Moromizato, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção Tocantins, afirmou que se considera um semi pioneiro do Tocantins. “Vi a transformação de Palmas e seus arredores de forma dinâmica e com velocidade feroz. Com o Luzimangues não poderia ser diferente. É difícil imaginar que os moradores precisavam ir, até hoje, para Porto Nacional ou para Palmas para utilizar os serviços cartorários. A população tem muito a ganhar com a instalação dos serviços”, afirmou.

A secretária Distrital de Luzimangues, Nassa Silva, ressaltou que o distrito recebe o 1º Tabelionato de braços abertos. “Luzimangues de fato, tem cada vez mais características de uma grande cidade que se desenvolve na região metropolitana de uma capital e ter aqui um cartório facilita muito o seu desenvolvimento”, concluiu.

A Tabeliã

Isadora Diniz é natural do Maranhão, professora do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, Mestre e Pós-graduada em Direito e, agora, concursada como Titular do Tabelionato de Luzimangues. Ela disse que sua vontade de se tornar tabeliã nasceu do compromisso de oferecer segurança jurídica e eficiência na execução de diversos atos civis.

Serviços e Funcionamento

Com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, o Tabelionato de Luzimangues está situado na praça da Subprefeitura do Distrito.

Os serviços disponibilizados pelo 1º Tabelionato são: testamentos, compra e venda, reconhecimento de firma, reconhecimento e dissolução de união estável, inventário e partilha de bens, autenticação de documentos, separação e divórcio consensuais, atas notariais, escrituras e procurações públicas, certidões de protesto, consultas SPC/SERASA, protestos de dívidas vencidas, tais como: boletos bancários, sentença judicial, cheques, contratos, notas promissórias, termo de conciliação, notas promissórias, termo de conciliação da Justiça do Trabalho, cédula de crédito, duplicatas, entre outros.

Várias autoridades participaram da inauguração

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.