Cuidado!

Alerta: pipa com cerol ou linha chilena pode ser fatal para ciclistas e motociclistas

Aumento de brincadeiras com pipa aumenta nessa época

Por Joselita Matos
Comentários (0)

16/07/2021 15h52 - Atualizado há 2 anos
Uso da antena de proteção em motos para evitar acidentes com linha de cerol e chilena

Com a chegada do mês de férias, a prática tradicional de soltar pipas (papagaios) se intensifica, um alerta para a sociedade. Os motociclistas e ciclistas devem redobrar a atenção para os riscos das linhas com cerol e chilena. 

A brincadeira de soltar pipas, apesar de muito comum entre as crianças e adultos, pode se tornar crime, caso seja feito o uso das linhas com cerol e chilena que usam uma mistura de cola e vidros moídos para deixar o material cortante, podendo provocar acidentes fatais no trânsito.

Segundo a agente de Trânsito e Transporte da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) de Palmas, Carolina Santos, que integra a equipe de Educação para o Trânsito Municipal, é necessária atenção redobrada com a segurança nesta época do ano. “A prática aparentemente de diversão apresenta um grande risco para os motociclistas, ciclistas e até mesmo aos pedestres. Com as fortes pancadas de ventos que facilitam o maior alcance da linha é necessário redobrar os cuidados, pois a linha pode ficar invisível aos olhos”, alerta.

Proteção

A agente ressalta ainda que para os motociclistas e ciclistas é fundamental o uso da antena de proteção na parte frontal dos veículos, ou seja, no guidão, para evitar que a linha cortante tenha contato direto com o corpo. “Toda comunidade é responsável por um trânsito seguro para os pedestres, condutores e ciclistas, devendo tomar cuidados essenciais para prevenir possíveis transtornos’’, destaca a agente.  

Vale ressaltar que a linha, mesmo sem o cerol, quando em contato com motociclistas e ciclistas em movimento, devido ao choque brusco, pode provocar ferimentos graves. A linha chilena chega a cortar quatro vezes mais do que a linha com cerol, que já apresenta um grande risco, uma vez que sua confecção é feita com o uso de cola e parte de vidros que são moídos para facilitar o abate de outras pipas durante os momentos de diversão ou até mesmo competição.

Dicas de segurança:

Não solte pipas próximas a redes elétricas ou residências;

Não tente resgatar pipas em cima de telhados, muros, postes ou enroladas na fiação elétrica; 

Não solte pipas próximas a ruas ou avenidas com grande circulação de pessoas;

Busque locais abertos distante do trânsito e das áreas residenciais para aumentar a segurança durante a diversão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.