'Concessão Não'

Grupo prepara protesto em frente ao Palácio Araguaia contra a concessão do Jalapão

Segundo eles, povos quilombolas vêm sendo assediados pelo governo.

Por Redação 543
Comentários (0)

29/11/2021 14h37 - Atualizado há 2 anos
Protesto vai ocorrer na mesma data da 2ª Audiência Pública sobre a concessão do Jalapão

O movimento 'Concessão Não', formado por comunidades tradicionais, pequenos empreendedores do Jalapão, assim como artistas e ativistas tocantinenses, está organizando um ato de protesto contra a concessão do parque estadual em frente ao Palácio Araguaia, no dia 1º de dezembro, às 14h30. 

O movimento também organizará um twitaço, no mesmo dia, para divulgar a causa e uma super live com artistas de todo país. A data da live ainda não foi definida.

A manifestação está prevista para ocorrer no mesmo dia em que está prevista a segunda Audiência Pública para discussão do projeto de concessão. No último dia 27, dez comunidades quilombolas instaladas no Jalapão divulgaram uma nota pública criticando as últimas ações do Governo do Estado e pedindo a anulação do processo. 

VEJA MAIS 

O grupo aponta que o processo de concessão é irregular e potencialmente prejudicial à comunidade e à natureza presente no Jalapão. Diz também que a votação da lei que permite a concessão foi feita sem consulta prévia às comunidades quilombolas, que de acordo com a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho é obrigatória quando se trata de qualquer decisão que possa interferir na vida das comunidades tradicionais.

O movimento 'Concessão Não' denuncia ainda que os povos quilombolas da região vêm sendo assediados por representantes do Estado para se manifestarem a favor da concessão.

Em um vídeo publicado no perfil do Instagram @concessao_nao o novo secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, José Humberto Muniz Filho, fala à comunidade de Boa Esperança que a concessão será “boa para vocês” e avisa que membros do quilombo devem tomar “cuidado” com os discursos da ONU, OIT. 

Veja o vídeo:

 

Dunas do Jalapão são um dos principais pontos turísticos da região

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.