Axixá do Tocantins

MP denuncia prefeito por mandar servidor ficar ‘em casa sem trabalhar até se aposentar’

O juiz da Comarca já mandou intimar o prefeito para apresentar sua defesa em até 15 dias.

Por Redação 2.258
Comentários (0)

25/06/2019 10h07 - Atualizado há 4 anos
Prefeito de Axixá do Tocantins, Damião Castro

O Ministério Público do Tocantins pediu bloqueio de bens do prefeito de Axixá, Damião Castro, e sua condenação por ato de improbidade administrativa numa ação que apura irregularidades no afastamento de um servidor concursado do Município.

Conforme o MPTO, o servidor J.C.A foi afastado de suas funções no mês de dezembro de 2018 pelo próprio prefeito sem nenhum procedimento formal e sob o argumento de que o funcionário ficasse “em casa sem trabalhar até que se aposentasse”.

Segundo a ação de improbidade, o servidor acatou a ordem e ficou em casa na cidade de Araguatins, sem trabalhar. Com isso, ele deixou de receber verbas indenizatórias, como insalubridade e adicional noturno, mas continuou recebendo salário sem trabalhar até março de 2019, gerando um prejuízo aos cofres municipais de cerca de R$ 8 mil.

Além disso, o MP afirma que o prefeito impediu o servidor de trabalhar sob o argumento de que ele teria idade avançada. O servidor só foi lotado depois de procurar a Promotoria de Justiça de Axixá. Mesmo assim, trabalhava apenas dois dias na semana e assinava o ponto do mês todo em um único dia.

Durante o afastamento involuntário do servidor, o prefeito teria contratado outro funcionário para atuar na sua função.

Para o Ministério Público, o prefeito Damião Castro violou os princípios da administração pública e praticou ato de improbidade administrativa. Caso seja condenado, o gestor pode perder a função pública e ter os direitos políticos suspensos por até oito anos.

O juiz da Comarca já mandou intimar o prefeito para apresentar sua defesa em até 15 dias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.