Em Palmas

MPTO alerta sobre risco de choque elétrico, incêndio e até de desabamento em centro de saúde

Òrgão entrou com ação judicial requisitando reforma na unidade.

Por Redação
Comentários (0)

18/05/2023 10h02 - Atualizado há 11 meses
Unidade de saúde vistoriada pelo MPTO, em Palmas.

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez uma nova manifestação, nesta quarta-feira (17), na ação judicial em que requer a reforma do Centro de Saúde da Comunidade 603 Norte, em Palmas.

Na petição, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro reforça o pedido de que seja concedida liminar obrigando o Município a realizar laudo técnico e a iniciar a reforma integral do prédio ou a construção de uma nova unidade na mesma quadra, no prazo de 10 dias.

O membro do Ministério Público sustenta que o Município apenas vem prestando informações protelatórias no processo, sem apresentar nenhuma prova de quando à reforma será executada. Conforme relatou, consta formalmente apenas que o Município aderiu a uma ata de registro de preços do Conselho de Engenharia de São Paulo, sem que tenha sido especificado prazo para o início da obra.

Há quase dois meses o secretário municipal de Saúde informou que no início de abril as obras seriam iniciadas, mas até agora não há medida concreta na reforma das unidades”, justifica Thiago Ribeiro, lembrando que o compromisso da gestão municipal inclui a revitalização de outras sedes de centros de saúde da comunidade da capital.

Riscos

A manifestação da 19ª Promotoria de Justiça da Capital relembra que o Centro de Saúde da Comunidade 603 Norte não possui alvará de funcionamento e que, segundo o relatório de vistoria dos bombeiros, há risco de choque elétrico e incêndio.

Ademais, o prédio tem abalos estruturais, com madeiras podres, que inclusive servem de sustentação à construção. Desse modo, fica claro que a gestão municipal não teme os riscos advindos das falhas estruturais e elétricas na unidade, deixando os usuários palmenses expostos aos riscos”, sustenta a petição.

A ação civil pública que requer a reforma da unidade ou a construção de uma nova sede foi proposta pela 19ª Promotoria de Justiça da Capital em 8 de março deste ano.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.