qualificação

Mulheres iniciam cursos de eletricista e instalação de ar-condicionado em Araguaína

“É uma chance valiosa para eu ter acesso ao mercado de trabalho com mais qualificação", diz moradora.

Por Redação 533
Comentários (0)

07/10/2021 17h24 - Atualizado há 2 anos
O projeto faz parte do Programa Cidade Empreendedora

As 40 mulheres inscritas no Projeto Força Mulher iniciaram as aulas de quatro cursos nesta semana em Araguaína. Além de qualificações para unhas em gel e cabelos, há também cursos de instalação elétrica e de ar-condicionado, profissões em que predominam homens.

O projeto, realizado por meio do Programa Cidade Empreendedora, foi lançado no último dia 1º pela Prefeitura e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), tendo ainda como parceiros o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Para a moradora do Setor Lago Azul 4 Gláucia Ribeiro, que já atua no ramo da construção civil, o curso de instalação de ar-condicionado foi uma oportunidade única de crescimento para ela. “É uma chance valiosa para eu ter acesso ao mercado de trabalho com mais qualificação”.

O projeto promove a inclusão produtiva preferencialmente de mulheres do cadastro do Bolsa Família atendidas nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) que estejam em estado de vulnerabilidade, contribuindo para a conquista do trabalho como oportunidade de resgate da dignidade e geração de emprego e renda, fortalecendo o desenvolvimento local.

Cada curso terá 60 horas de aulas e serão realizados nas sedes dos CRAS e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). “No final do curso, o nome Força Mulher será apenas a história de superação, vitória e conquistas, testemunho vivo da coragem de vocês”, afirmou a superintendente da Assistência Social, Suzana Salazar.
 
Empreendedorismo

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa nacional do Sistema Sebrae e tem por objetivo fomentar o empreendedorismo. De acordo com o Gerente do Sebrae, Joaquim Quinta Neto, o Força Mulher veio para mudar a realidade das mulheres para que possam ser empreendedoras através da iniciativa pessoal garantida pela qualificação.

Cursos

A qualificação em instalação elétrica já está tendo aulas no CRAS 3, no Setor Parque do Lago, desde o dia 1º, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. A capacitação vai até dia 25 de outubro.

O curso de instalação de ar-condicionado será ministrado de 27 de outubro a 18 de novembro, também no CRAS 3, das 13h30 às 17h30.

As mulheres que farão o curso de cabelos iniciaram as aulas no último dia 6 e vai até dia 25, no CRAS 1, no Setor Céu Azul, das 13 às 17 horas.

Unhas em gel iniciará as aulas no dia 16 de novembro e durará até dia 25 do mesmo mês, no SCFV, no Setor Costa Esmeralda, das 13 às 18 horas.

Tem acesso aos cursos as beneficiárias do Bolsa Família por meio dos CRAS (centros de Referência da Assistência Social

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.