Cobrança

Servidores da educação de Araguaína cobram pagamento de férias e reclamam de atraso salarial

Os servidores deveriam ter recebido o adicional de férias até dois dias antes do início do gozo.

Por Márcia Costa 1.729
Comentários (0)

15/06/2019 14h25 - Atualizado há 4 anos
Secretaria da Educação de Araguaína (Semed)

Dezenas de servidores da área administrativa da educação municipal de Araguaína entraram de férias neste mês de junho sem receber o adicional de um terço.

Os trabalhadores contratados pelo regimento celetista, ou seja, com carteira assinada, também reclamam de atrasos salariais. Segundo denúncia feita ao AF Notícias, o pagamento tem sido efetuado com até 20 dias de atraso, quando a CLT determina que deve ser até o quinto dia útil do mês. 

Conforme as leis trabalhistas, os servidores deveriam ter recebido o adicional de férias até dois dias antes do início do gozo, o que não aconteceu.

"As servidoras saíram de férias nesse mês de junho e até hoje nunca receberam o valor correspondente. Os gestores dizem que só podem pagar depois que a Secretaria da Educação autorizar. Eu fico me perguntando, autorizar o quê? Se é mais do que obrigação e dever deles repassar a verba para que os gestores possam fazer os devidos pagamentos", criticou um servidor.

Esses servidores são contratados diretamente pelas associações escolares, que dependem de repasse da Secretaria Municipal da Educação para efetuar os pagamentos. 

Outros servidores já estão com férias programadas para o mês de julho, mas há receio de não receber o adicional. 

"Não tem como permanecer trabalhando dessa maneira! Também temos família para sustentar, contas para pagar e essas coisas não esperam por autorização de ninguém não", afirmou uma servidora.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Araguaína disse que esses servidores são contratados pelas associações de pais das escolas e que o período para repasse da Secretaria da Educação às associações está previsto no contrato.

A prefeitura não diz, contudo, que é a previsão de pagamento. ​​​​​​

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.