Pandemia

Nova variante XBB.1.5 está se espalhando rapidamente pelo mundo, alerta Fundação Oswaldo Cruz

Organização Mundial da Saúde (OMS) também já emitiu alerta.

Por Agência Brasil 61 682
Comentários (0)

18/01/2023 09h06 - Atualizado há 1 ano
Nova variante está se espalhando rapidamente.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta para o aumento expressivo de casos da nova variante do Coronavírus, a XBB.1.5. Em comunicado oficial, a Friocruz afirmou que essa mutação tem se disseminado mundialmente, principalmente nos EUA, onde está se espalhando rapidamente e aumentando o número de hospitalizações por covid-19.

Em nota, a Rede Genômica Fiocruz identificou um aumento de testes positivos de covid-19 sem a mutação que caracteriza a linhagem Ômicron BA.5 e suas sub variantes, que era vista em "praticamente 100% dos testes realizados". Diferente da Ômicron (que tem uma mutação identificável em exames de diagnóstico), a XBB somente pode ser detectada por meio do sequenciamento genético.

A infectologista Joana D’arc explica que uma pessoa vacinada ou que já foi infectada pela doença não está imune à reinfecção, apenas tem um respaldo maior caso contraia o vírus novamente. 

“Sabemos que algumas variantes produzem o que chamamos de escape imunológico. Então, mesmo após você ter se infectado ou ter se vacinado, você pode se infectar outras vezes. A diferença é que a gravidade, letalidade ou possibilidade de hospitalização vão ter reduzido muito, porque seu organismo responde melhor à infecção. Não impede totalmente de se infectar, mas impede de complicações”, concluiu 

Apesar da preocupação, no Brasil ainda há poucos dados de sequenciamento genômico que detectaram amostras com a linhagem XBB.1.5. O pesquisador Tiago Gräf, da Rede Genômica Fiocruz, destaca que apenas por meio do sequenciamento genético do vírus será possível confirmar que o aumento de prováveis variantes XBB deve-se à linhagem XBB.1.5 

“Portanto, fica clara a necessidade da manutenção das redes de vigilância genômica do Sars-CoV-2 no país, assegurando recursos financeiros e o fluxo de amostras para laboratórios capacitados a produzirem os genomas e analisarem os dados com celeridade”, afirma Gräf.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu em 4 de janeiro sobre o aumento de casos da XBB.1.5 na Europa e nos Estados Unidos. "A XBB.1.5, uma recombinação das sublinhagens BA.2, está aumentando na Europa e nos Estados Unidos, foi identificada em mais de 25 países e a OMS está monitorando de perto", disse à época o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.