Saúde

Novo equipamento amplia qualidade do serviço de radiografia no HDT-UFT em Araguaína

O investimento do aparelho médico-hospitalar foi de R$ 78 mil.

Por Redação
Comentários (0)

21/04/2020 11h17 - Atualizado há 3 meses
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015.

Já está em pleno funcionamento o novo aparelho de Raio X do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em Araguaína (TO).

Os exames são direcionados aos usuários internados e aos ambulatoriais que necessitam de acompanhamento para avaliação, caso seja detectado a necessidade e solicitado pelo médico. O procedimento é realizado por técnicos em radiologia e em seguida médicos radiologistas elaboram o laudo.

De acordo com a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, enfermeira Renata Soares, o moderno equipamento amplia e fomenta o potencial de radiografias, contribuindo para um diagnóstico mais preciso. “A melhoria no serviço foi importante não somente para a assistência à saúde, mas também para o aumento da qualidade e excelência no ensino, tendo em vista o perfil de hospital escola”.

O médico radiologista Renan Gomes Bringel, que também é o responsável técnico do serviço, explica que o exame de raio X pode ser realizado em qualquer parte do corpo, mais comumente crânio, coluna, tórax, abdome e membros, e entre as principais indicações no HDT-UFT estão as infecções de vias aéreas (tuberculose, paracoccidioidomicose, pneumonias e sinusites), infecções ósseas (osteomielites), afecções osteomusculares (artrose, artrites e fraturas). “Tecnicamente, o novo aparelho apresenta maior potência, permitindo uma melhor definição das estruturas avaliadas", completou.

O investimento do aparelho médico-hospitalar foi de R$ 78 mil, a instalação ocorreu no mês de março, e em seguida foi realizado treinamento dos profissionais, quanto ao uso, manuseio e ajustes específicos do aparelho com o intuito de facilitar as rotinas de trabalho. A capacitação foi fornecida pela assistência técnica autorizada e coordenada pelo Engenheiro Clínico do hospital, César Pinheiro.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

ASSUNTOS raio x hdt araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.