Artigo

O servidor público é importante? - por Uverlandes Milhomem, inspetor de serviços fiscais

Desenvolvimento de uma nação depende de um serviço público de qualidade.

Por Opinião 820
Comentários (0)

11/06/2021 08h23 - Atualizado há 1 semana
Uverlandes da Silva Milhomem é servidor público do Estado do Tocantins

Opinião | Uverlandes Milhomem

Atualmente o serviço público no Brasil está em um processo de deterioração, com o andamento de reformas administrativas que tem gerado discussões acaloradas na mídia, nas redes sociais e nas rodas de conversas. Atribuem-se aos servidores públicos altos salários, regalias, falta de produtividade e pouco compromisso com o trabalho e consequente má prestação de serviços públicos à população.

O fato é que existem alguns grupos de servidores que recebem salários no teto constitucional e acabam por considerar nas discussões como regra o que é exceção, pois essa não é a realidade da esmagadora maioria dos servidores públicos, principalmente no executivo, onde o que se vê são salários baixos e péssimas condições de trabalho.

Neste debate não se coloca que o servidor público não tem direito ao FGTS, aviso prévio indenizado e nem seguro-desemprego, também não se argumenta que o servidor público, em muitos casos, tem seus planos de carreira ignorados, não havendo sequer a recomposição das perdas inflacionárias, ainda assim os incansáveis servidores públicos enfrentam pandemias e riscos à sua saúde e de seus familiares para que haja a continuidade do serviço público.

Em 2020 e 2021 pudemos constatar na prática que “não há como se falar em serviço público de qualidade sem servidor público motivado com o trabalho, pois a principal particularidade do cargo é a responsabilidade do mesmo em cuidar do que é de todos, com a missão de servir bem ao público de forma imparcial” conforme narra Márcio Cardona, presidente do SindSerJun. Durante esta pandemia pudemos através do cuidado incansável aos nossos familiares e amigos auferir a importância do servidor, motivado, mesmo com seus direitos tolhidos.

A democracia e o desenvolvimento de uma nação dependem de um serviço público de qualidade. Um município tem em seu alicerce a dedicação e o trabalho de muitos servidores. “Um servidor público qualificado, capacitado e dedicado é a melhor aposta que a sociedade pode fazer, pois garante uma gestão pública eficiente e eficaz, trabalhando tão somente em favor do cidadão” , completa Cardona.

A prestação do serviço público é sem sombras de dúvidas uma das mais importantes atividades de um ente, seja ele Executivo, Legislativo ou Judiciário, em qualquer das esferas, pois é através dos servidores públicos que ocorre a execução dos serviços prestados ao cidadão.

Por fim nos cabe responder ao questionamento inicial, “O Servidor Público é importante?” SIM! O servidor público é importante e precisa ser reconhecido, pois o mesmo é um grande agente na construção de uma sociedade, pois não há meios de um governo atender sua população sem o intermédio destes importantes agentes.

Portanto valorizar o serviço público é reconhecer o servidor como um importante personagem na constituição e manutenção de um país melhor!

___________________________

Uverlandes da Silva Milhomem - Inspetor de Serviços Fiscais do Estado do Tocantins, graduado em Administração, pós graduado em Gestão Pública.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.