Araguaína

Obras de drenagem no Setor Ana Maria chegam à reta final e acabam com assoreamento

Serviço faz parte Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína.

Por Redação
Comentários (0)

02/02/2021 16h25 - Atualizado há 3 anos
Os muros de gabiões são uma espécie de gaiolas metálicas preenchidas com pedras que formam uma estrutura de contenção estável e evitam desabamentos

As obras de implantação do sistema de drenagem da água das chuvas no Setor Ana Maria já estão em fase final de execução, segundo a Secretaria da Infraestrutura de Araguaína. Mais de 4.700 metros de canalização já foram implantados, o que representa 99% do total da obra.

O sistema faz parte de um amplo planejamento de infraestrutura realizado no setor que está sendo preparado para que seja também implantada a pavimentação das ruas. Com a canalização da água das chuvas, tanto do Setor Ana Maria, quanto de bairros vizinhos, como o Morada do Sol, será possível garantir a manutenção do asfalto, além de evitar os alagamentos constantes na região.

Essa obra também compõe o Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que contempla a macrodrenagem dos principais córregos da cidade, acabando com o assoreamento na região que por muitos anos preocupou o município”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Adolfo Santana.

Preservação ambiental

Além da canalização nas ruas do setor, também está sendo implantada uma estrutura de macrodrenagem para receber a água das canalizações. O sistema de gabiões de grande durabilidade reduz a força da água captada antes da sua entrada no córrego e permite que o leito seja preservado, reduzindo os riscos dos efeitos de erosão em áreas adjacentes.

Os muros de gabiões são uma espécie de gaiolas metálicas produzidas com aço galvanizado que resiste a ações naturais. Eles são preenchidos com pedras que formam uma estrutura de contenção estável e evitam desabamentos. Para a implantação da estrutura foi realizado um estudo do solo, através de sondagem e execução com um lastro de pedra rachão na base do gabião para o nivelamento da superfície devido ao terreno arenoso.

Serão implantados 8,5 quilômetros de canalização para a macrodrenagem, aberta e fechada, de trechos dos córregos que compõem as bacias do Neblina, Jacuba e do Rio Lontra. São eles: Tanque, Planalto, São Miguel, Água Fria, Tibúrcio (ou Martim Jorge) e Canindé.

Projeto Águas de Araguaína

As obras de drenagem do Setor Ana Maria fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína. Com a macro e microdrenagem dos córregos Neblina, Canindé e outros, o projeto prevê também a implantação dos parques Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel e obras de infraestrutura já em execução em vários setores, como Morada do Sol 3, Jardim Vitória e Tocantins.

O projeto também prevê a implantação da Via Norte, que já está com o primeiro trecho entre a avenida Cônego João Lima, no Centro, e o Parque Cimba, em execução, beneficiando diretamente os bairros Neblina, Jardim Goiás, Brasil e Cimba.

Após a Avenida Castelo Branco, a 2ª etapa começará na interligação com a Rua Dois de Julho e Avenida Amazonas, no Setor Araguaína Sul, tendo aproximadamente 2,6 km, seguindo por mais 5,2 km até a Avenida Palmas, no Setor Costa Esmeralda.
 
Somando os dois trechos, a via terá 9 quilômetros de extensão, que cruzarão diretamente 14 bairros para desafogar o trânsito entre o Centro e os bairros, conectando o final da Avenida Marginal Neblina até a BR-153.

(Felipe Maranhão/prefeitura)

Obra também evitará os alagamentos constantes na região

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.