Alerta

Ômicron contamina em velocidade recorde, alerta OMS; Brasil já confirmou 12 casos

Atualmente, 77 países relataram casos de Ômicron.

Por Redação 568
Comentários (0)

15/12/2021 09h08 - Atualizado há 2 anos
Contaminação acelerada pode gerar superlotação nos hospitais

Nenhuma variante da Covid-19 até agora se espalhou tão rapidamente quanto a Ômicron, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (14/12), lembrando que a maioria dos países já foi afetada.

"Atualmente, 77 países relataram casos de Ômicron, mas a realidade é que a cepa provavelmente está na maioria dos países, embora ainda não tenha sido detectada. Ele está se espalhando a uma velocidade que não vimos com nenhuma outra variante", disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, em uma entrevista coletiva.

"Estamos preocupados com o fato de que as pessoas considerem a Ômicron como leve (...) Embora a Ômicron cause doenças menos graves, o número de casos pode sobrecarregar novamente os sistemas de saúde despreparados", acrescentou.

O chefe da OMS também alertou a comunidade internacional que as vacinas por si só não vão permitir que nenhum país saia desta crise, e pediu que se valessem de todas as medidas anticovid existentes, como máscaras e distanciamento social. "Façam tudo isso. Façam isso de forma coerente, façam bem", insistiu.

Tedros também enfatizou que vários países aceleraram a aplicação de doses de reforço na população adulta após o surgimento da variante ômicron, mesmo "sem termos evidências sobre a eficácia das doses de reforço contra essa variante".

Com essas medidas, a OMS teme que os países ricos voltem a acumular os imunizantes e as nações mais pobres não consigam avançar em suas campanhas de vacinação. "Serei claro: a OMS não é contra as doses de reforço. Somos contra a injustiça" nas vacinas, enfatizou o diretor da OMS.

Casos no Brasil 

O Ministério da Saúde confirmou na noite desta terça-feira (14) um novo caso de paciente contaminado com a variante Ômicron do novo coronavírus. Com este último caso, o Brasil já reportou 12 casos: são seis confirmados em São Paulo, dois no Distrito Federal, dois no Rio Grande do Sul, dois em Goiás. Outros quatro casos estão em investigação em Minas Gerais. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.