Ação ambiental

Orelhões antigos são reformados e viram casinhas para corujas no Parque Cimba, em Araguaína

Cabines foram retiradas das ruas após o aumento do acesso aos celulares.

Por Redação 1.069
Comentários (0)

22/09/2022 07h30 - Atualizado há 1 ano
Cabine implantada no Parque Cimba

Celebrando o Dia da Árvore, a Prefeitura de Araguaína realizou a implantação da primeira casa de coruja buraqueira feita por meio do reaproveitamento de cabines telefônicas (orelhões) no Parque Cimba nesta quarta-feira (21).

A ação faz parte do projeto inédito realizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Araguaína em parceria com a Reciclarte - Escola de Artes de Araguaína.

A instalação do abrigo para as corujas teve a participação de alunos da Escola Municipal Benedito Canuto Braga, de técnicos ambientais e dos professores da Reciclarte.

“O projeto está em fase de desenvolvimento, e a equipe da Reciclarte segue na fase de reforma dos orelhões. Hoje, colocamos o primeiro modelo dos abrigos que servirão para evitar atos de vandalismo contra o ninho desses animais, esse é o principal objetivo das unidades que confeccionaremos”, explicou o biólogo Tibério Dias.

As cabines telefônicas utilizadas na elaboração dos abrigos foram retiradas das ruas após o aumento do acesso aos celulares. Os aparelhos serão reformados, passarão por pintura e outras adequações alinhadas com o meio ambiente.

Plantio de árvores

Além do lançamento do protótipo, os alunos realizaram o plantio de mudas de árvores no Parque Cimba. Entre as espécies plantadas estão o oiti, pau preto e o ipê, que são nativos da região.

De acordo com o assessor técnico ambiental Jhemerson Rodrigues, a ação faz parte das atividades de um projeto de educação ambiental desenvolvido nas escolas. “Esse momento é uma extensão do que levamos para a sala de aula. Na prática, as crianças aprendem o que é ecologia, além de criarem um vínculo afetivo e responsável com o parque, com as árvores, já que acompanharão a evolução das mudas plantadas por eles”, disse. 

Aprendendo a cuidar

O estudante Diogo Carvalho, de 11 anos, acompanhou atento o passo a passo do plantio. “Eu já ajudo minha mãe em casa quando ela quer plantar alguma coisa, só que eu não sabia como fazer direito. Hoje, com o tio explicando aqui, eu já vou saber ajudar melhor a minha a plantar e a cuidar”, disse.

Para a aluna Giovana Carolina, 11 anos, essa foi a primeira experiência com o manuseio de mudas. “Eu gostei muito de aprender como plantar e como cuidar depois, porque não é só colocar ela aqui, tem que molhar e sempre observar, senão ela morre”, afirmou.

Desenvolvimento sustentável nas escolas

Desde o início deste mês, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente desenvolveram várias ações com os alunos da Escola Municipal Benedito Canuto Braga, como palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas, como parte do Projeto ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) nas escolas. O projeto é realizado em todas as unidades de ensino durante o ano, seguindo um cronograma.

O objetivo do projeto é trabalhar a integração entre o ser humano e o meio ambiente promovendo a cooperação e comprometimento da comunidade com o meio ambiente. Dentro das escolas são realizadas atividades que fortaleçam os princípios da sustentabilidade por meio da política municipal de educação ambiental, em projetos, cursos, oficinas, eventos e campanhas de conscientização.

Plantio de árvores
Ação foi em comemoração do Dia da Árvore

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.