beleza

Os cuidados mudam conforme a cor da pele: saiba quais você deve ter no dia a dia!

A indicação básica é higienizar a pele pelo menos duas vezes, pela manhã e à noite.

Por Silvestre Silveira | Colaborador
Comentários (0)

06/11/2021 09h23 - Atualizado há 2 anos
Cuidados conforme o tom da pele

Para manter a pele sempre vistosa e livre de problemas, como descamação, envelhecimento precoce, irritações, infecções e até doenças, alguns cuidados são essenciais no dia a dia.

Além da tonalidade, ainda existem outros tipos de pele: seca, mista, oleosa. Consulte o seu médico e identifique os melhores produtos para seu uso diário de skincare.

A indicação básica é higienizar a pele pelo menos duas vezes, pela manhã e à noite.

Cuidados comuns

Apesar das diferentes tonalidades – branca, morena e negra – alguns cuidados são comuns a todas elas:

1) Higienizar com água e sabonete específico para cada tipo de pele

2) Hidratar a pele corretamente, especialmente após o banho

3) Tomar pelo menos 2 litros de água

4) Evitar exposição ao sol entre as 10h e 16h

5) Evitar banhos muito quentes e demorados

6) Usar protetor solar.

Peles mais claras

Quanto mais clara for a pele, mais sensível ela é e mais cuidados são exigidos! Devido à pouca produção de melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele, as agressões dos raios UV são mais intensas.

Por isso os cuidados exigem o uso de protetor solar fator 30, no mínimo, além do uso de produtos adequados para a limpeza e hidratação.

Peles mais escuras

Devido à maior concentração de melanina, a pele negra é mais resistente aos raios ultravioletas, deixando as fibras colágenas e elásticas mais preservadas. Isso faz com que a pele negra envelheça mais devagar que a pele branca.

Mas apesar da proteção biológica, os cuidados com esse tom de pele não são excluídos. O uso do filtro solar não está dispensado, porque a pele escura tende a manchar com mais facilidade devido à maior concentração de melanina.

A oleosidade é também uma característica da pele negra, por isso optar por sabonetes adstringentes ajudam a obstruir os poros, remover as impurezas e deixar a pele mais sequinha.

Alimentação adequada

Manter o equilíbrio na alimentação também é uma forma de cuidar da pele de forma geral. Consumir alimentos ricos em vitamina e minerais, como as hortaliças, legumes e frutas ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

A vitamina C encontrada nas frutas cítricas é fundamental para manter a pele livre de manchas.  A soja, rica em isoflavonas, promove a elasticidade da pele e evita o ressecamento.

___________

Dr. Silvestre Silveira é médico com especialização na área de Dermatologia. Possui mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e é professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins. É também diretor geral da Clínica Suprema, há 12 anos em Araguaína atuando nas áreas de Dermatologia Clínica, Dermatologia Estética e Transplante Capilar, e colaborador do AF Notícias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.