Inspiração

Paciente escreve livro contando detalhes dos dias que passou na UTI Covid no Tocantins

"Vi médicos e enfermeiras lutando para salvar vidas", diz um trecho.

Por Redação 579
Comentários (0)

16/10/2021 09h43 - Atualizado há 1 mês
Lorival distribuiu 50 exemplares aos profissionais do hospital

Lorival Rodrigues, um aposentado de 56 anos, escreveu um livro relatando os noves dias que ficou internado em um leito de UTI Covid-19 no Hospital Regional de Gurupi, sul do Tocantins.

Ele conta que contraiu a doença em março deste ano e, por ter outras doenças pré-existentes, seu caso complicou e foi preciso ficar internado. Mesmo no leito de UTI, ele passou boa parte do tempo acordado, observando tudo o que se passava em sua volta.

No livro, que tem por título "História de Lourival”, o aposentado agradece aos profissionais que cuidaram dele durante o tratamento: "vi médicos e enfermeiras lutando para salvar vidas. Massageando os peitos das pessoas, buscando uma saída. Por fim, terminavam cansados, e nem sempre tinha batalha vencida", diz um trecho.

Sobre o hospital e os profissionais de saúde, ele relata que "naquele lugar de muito amor e solidariedade, tem muita gente envolvida com honestidade, com muita atenção para dar e também dignidade. Vi profissionais da saúde lutando para salvar vidas, pois estas são suas verdadeiras especialidades", detalhou em outro trecho.

A ideia do livro  

A ideia de escrever o livro surgiu quando ele já estava em casa, alguns meses após a alta médica. O livro contém 18 páginas e aborda detalhes dos dias em que o paciente esteve internado na unidade.

"Eu sempre gostei de escrever as coisas que acontecem na minha vida, para que depois eu possa recordar. Como eu fiquei o tempo todo acordado, lembro de muitos detalhes e, apesar de ter passado por dias de sofrimento, também passei por momentos de alegria, porque a equipe toda cuidou de mim com muito carinho e respeito", diz.

Uma lição sobre gratidão

Após ter escrito o livro, o aposentado imprimiu 50 exemplares e pediu que entregassem no hospital aos profissionais de saúde que lhe atenderam no período de sua internação.

A assistente social Débora Silva, que trabalha na UTI Covid-19 do HRG, acompanhou Lourival durante a internação e, ao receber um exemplar do livro, ficou emocionada.

"O seu Lourival deixou uma lição de gratidão por todo cuidado e todo aprendizado que ele recebeu. Isso é muito gratificante, saber que algo que a gente fez ficou marcado e registrado na história de alguém. Ele foi autor de sua própria história, deixando grande legado de gratidão e estímulo para todos os profissionais de saúde", relata.

A enfermeira Maria Marques, citada no livro por ele como "um anjo de Deus colocado ali", conta que o encontro com o paciente foi uma feliz coincidência.

"Nós já nos conhecíamos, mas eu confesso que nunca imaginava que um dia cuidaria dele dentro da UTI. Fiquei muito feliz com o gesto dele em escrever o livro e nos homenagear. Para mim, não tem nada mais gratificante do que ver o sorriso de um paciente. É por eles que estamos diariamente ali", finaliza Maria.

Unidade

A UTI Covid-19 do HRG é uma unidade vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde. É custeada pelo Governo do Tocantins e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, a unidade atendeu quase 700 pacientes para tratamento de covid-19.

Lorival e a equipe médica do hospital

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.